Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

PIB português com descida histórica de 16,5% no segundo trimestre

Por a 31 de Julho de 2020 as 15:57

portosO Produto Interno Bruto (PIB) registou um recuo homólogo, em termos reais, de 16,5% no segundo trimestre, consequência do impacto da pandemia  na economia, segundo a Estimativa Rápida do INE, revelada esta sexta-feira.

Na comparação em cadeia, o PIB diminuiu 14,1%. “Refletindo o impacto económico da pandemia, o Produto Interno Bruto registou uma forte contração em termos reais no 2º trimestre de 2020, tendo diminuído 16,5% em termos homólogos, após a redução de 2,3% no trimestre anterior”, refere o INE.

Segundo a entidade, a explicação para este resultado assenta, em larga medida, no “contributo negativo da procura interna para a variação homóloga do PIB, que foi   consideravelmente mais negativo que o observado no trimestre anterior, refletindo a expressiva contração do consumo privado e do investimento”.

A redução das exportações de bens e serviços, bastante sentida no setor do turismo, teve também grande impacto neste desempenho. “O contributo negativo da procura externa líquida também se acentuou no 2º trimestre, traduzindo a diminuição mais significativa das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços devido em grande medida à quase interrupção do turismo de não residentes”, regista o INE.

Face ao primeiro trimestre, a diminuição do PIB foi de 14,1% em termos reais, variação em cadeia de -3,8%. “Este resultado é também explicado, em larga medida, pelo contributo negativo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, verificando-se também um maior contributo negativo da procura externa líquida”, conclui o INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *