Distribuição Homepage Newsletter

Lidl reduz horário e salário de trabalhadores do entreposto de Porto Alto

Por a 21 de Julho de 2020 as 17:15

lidlSeia2020_880x660Os trabalhadores do entreposto não alimentar do Lidl em Porto Alto estão em situação de diminuição de carga horária e correspondente corte salarial de cerca de 150 euros. A situação prolonga-se desde maio, notícia o Dinheiro Vivo.

Em reação a esta medida, o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal realizou uma greve no entreposto. Denuncia o sindicato que, uma situação temporária, passou a ser definitiva, escreve a publicação económica. O Lidl diz, por seu turno, que os trabalhadores aceitaram, em maio, a situação individualmente. “Esta alteração só ocorre simultaneamente à subida de escalão” no sentido de diminuir os impactos da redução horária, refere a cadeia de distribuição, citada pelo Dinheiro Vivo.

A cadeia alemã propôs, em maio, aos trabalhadores, a redução temporária do horário de trabalho, de 40h para 32 h semanais, com uma redução salarial de 150 euros, avança o CESP, citado pela publicação da Gobal Media.  “Apesar das dificuldades criadas por tal redução salarial, perante a pressão e as ameaças de que ‘se assim não fosse teria de haver despedimentos’ ou ‘se assim não fosse nunca mais os trabalhadores seriam promovidos’ a generalidade dos trabalhadores aceitou”, referiu o sindicato.

O Lidl, em reação à greve do CESP, assegura que “cumpre integralmente com as suas obrigações legais e convencionais, pelo que se surpreende com esta convocação e reforça que oferece condições de trabalho de excelência no setor”.

Fonte do Lidl, citada pelo DV, diz ainda que “ao longo dos últimos meses, o Lidl Portugal tem adaptado a gestão da sua operação ao atual contexto de pandemia”, sendo que “neste caso em particular foi necessário proceder a ajustes no horário dos seus colaboradores no armazém de Porto Alto”.

“O referido armazém, apresenta uma realidade distinta dos demais, por ser tratar de um armazém exclusivamente de artigos não alimentares”, acrescenta.

“A proposta de redução de carga horária foi colocada logo à partida como sendo definitiva e aceite pelos colaboradores em caráter individual”, disse a mesma fonte.

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *