Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Metade dos portugueses considera ser um dever consumir produtos nacionais

Por a 9 de Julho de 2020 as 12:14

laranjasCom a crise económica a entrar, de novo, em Portugal, os portugueses consideram importante o consumo de produtos nacionais. Pouco mais de metade (52%) admite ser um dever consumir produtos nacionais, de acordo com um inquérito do Observador Cetelem.

Para 49% dos consumidores portugueses, o consumo de produtos nacionais é considerado prioritário, enquanto 45% consideram ser importante. O contributo para a criação de emprego é considerado por 82% dos portugueses como um dos motivos para consumir produtos com origem nacional. Seguem-se a promoção do desenvolvimento económico (62%) e a qualidade superior dos produtos (57%).

Os produtos nacionais são considerados “mais seguros, cuja origem e composição são conhecidos” para 28% dos inquiridos. Por outro lado, 23% dos portugueses admitem que o apoio à produção local é importante para a criação de laços sociais. “São ainda mencionados como sendo uma forma de ‘preservar o saber fazer’ (11%), de limitar o impacto ambiental (9%) e como sendo mais baratos, em comparação com os importados (5%)”, adianta o inquérito.

O inquérito foi aplicado a uma amostra de mil residentes em Portugal, tendo sido realizado entre 20 de maio e 1 de junho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *