Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Índice de volume de negócios no comércio a retalho diminuiu 13,1% em maio, mas recupera face a abril

Por a 29 de Junho de 2020 as 12:22

retalho_checkpointO mês de maio registou comportamentos diferenciados no retalho especializado e no alimentar. Mas, no global, o índice de volume de negócios no comércio a retalho diminuiu 13,1% face a igual período de 2019. Ainda assim, o índice apresentou uma melhoria de 9,1 pontos percentuais (p.p.) em relação a abril, segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta queda homóloga fica a dever-se aos produtos não alimentares, que apresentaram uma redução de 24,4%. Apesar de tudo houve uma melhoria em relação a abril, mês em que houve um recuo homólogo de 35,5%.

No sentido oposto, os bens alimentares assinalaram um crescimento homólogo de 1,3%, recuperando da quebra de 4,8% registada em abril.

As vendas de combustíveis para veículos a motor, de têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro e de bens para o lar e similares, apresentaram recuperações de taxa de variação homóloga de 19,5 p.p., 17,3 p.p. e 13,0 p.p., respetivamente, tendo-se fixado em -20,5% -69,7% e -4,5%,

Por outro lado, as vendas de produtos farmacêuticos, médicos, cosméticos e de higiene registaram um agravamento da variação homóloga face a abril.

Quanto à variação em cadeia do índice agregado, esta foi 13,4% face a abril, quando neste mês se registou um recuo de 17,4% em relação a março. Os produtos alimentares passaram de uma quebra de 13,4% em abril para um aumento de 8,9% em maio. Em relação aos produtos não alimentares, registaram um aumento de 17,9% em maio, quando em abril houve uma redução de 21,4%.

Em termos nominais, o índice agregado passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 23,6% em abril para uma taxa negativa de 16,3% em maio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *