Distribuição Homepage Newsletter

Auchan dá a conhecer percurso dos produtos através de tecnologia blockchain

Por a 29 de Junho de 2020 as 18:47

AuchanA Auchan anunciou esta segunda-feira ter colocado à venda, em todas as lojas, produtos alimentares recorrendo à tecnologia blockchain, possibilitando aos consumidores ter acesso a todo o percurso de um artigo.

“A tecnologia blockchain, também conhecida como ‘protocolo de confiança’ por permitir registar dados em rede de uma forma segura, tem a vantagem de mobilizar todos os atores da cadeia de valor numa mesma plataforma. Além disso, aporta grande valor em matéria de segurança alimentar, já que, no final da cadeia, o consumidor passa a poder aceder, de uma forma completamente transparente, a todo o percurso do alimento que se prepara para consumir”, assinala José Cordeiro, responsável produtos, fornecedores e fileiras da Auchan Retail Portugal, citado em comunicado.

Para introduzir esta tecnologia, a Auchan escolheu, nesta fase, alfaces, melões e a melancia. Os produtos têm um QR code nas etiquetas que possibilita conhecer todas as fases do produto, desde a produção, manipulação, embalamento até chegar ao consumidor.

Depois destes três produtos, a Auchan quer aplicar esta tecnologia a outros produtos da fileira de “Produção Controlada”, pretendo chegar, até final de 2022,  com toda esta fileira integrada nesta tecnologia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *