Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

19 freguesias em calamidade. AML em contingência

Por a 25 de Junho de 2020 as 18:37
António Costa, primeiro-ministro de Portugal

António Costa, primeiro-ministro de Portugal

O Governo voltou a impor o dever cívico de recolhimento domiciliário em 19 freguesias da região da Grande Lisboa, anunciou esta, quinta-feira, António Costa, depois de concluída a reunião do Conselho de Ministros.

As pessoas só devem sair de casa por motivos de ordem profissional, para a compra de bens alimentares, medicamentos e para fazer o seu passeio. Esta decisão foi tomada por “haver diferenciação muito nítida de várias freguesias, onde se concentra o foco de preocupação de novos casos”, adiantou António Costa.

As freguesias abrangidas situam-se na Amadora, Odivelas, Sintra, Loures, Odivelas e Lisboa. Todas as freguesias as seis freguesias da Amadora, as quatro de Odivelas ficarão sob o estado de calamidade. O mesmo sucede em Queluz-Belas, Massamá-Monte Abraão, Agualva-Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e Cacém-São Marcos, em Sintra, assim como Camarate, Unhos e Apelação e Sacavém-Prior Velho, no concelho de Loures. Em Lisboa, a única freguesia é a de Santa Clara.

“É essencial fazer este esforço acrescido, porque a Covid continua”, disse o primeiro ministro, depois de anunciar que estão proibidas a realização de feiras, o consumo de álcool na via pública, estando o ajuntamento de pessoas limitado a cinco pessoas. Será ainda reforçada a vigilância dos confinamentos obrigatórios por equipas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária.

Quem violar estas regras fica sujeito a multas entre 100 e 500 euros. Para as empresas, as multas variam entre mil e 5.000 mil euros, anunciou o primeiro-ministro.

Por outro lado, a Área Metropolitana de Lisboa passa do estado de calamidade para o estado de contingência. “Dos 311 novos casos, 240 são em Lisboa e Vale do Tejo. É uma situação distinta do resto do país”, disse António Costa, justificando as medidas decretadas para AML.

Na AML, todos os estabelecimentos comerciais terão de encerrar às 20h00, com exceção da restauração em regime de takeaway, bombas de gasolina, farmácias, clínicas, veterinários e equipamentos desportivos. Os supermercados e hipermercados poderão encerrar às 22h00. E os ajuntamentos estão limitados a dez pessoas. As estações de serviço estão proibidas de vender álcool.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *