Homepage Newsletter Produção

Ministério da Agricultura reforça pacote de apoio ao setor dos vinhos

Por a 22 de Junho de 2020 as 10:41

vinhoMaria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, reforçou o pacote de apoios ao setor dos vinhos em 15 milhões de euros. Esta verba destina-se à destilação de vinhos com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica e ao apoio ao armazenamento de vinho em situação de crise.

Integrada no Programa Nacional de Apoio relativo ao exercício financeiro do Fundo Europeu de Garantia Agrícola (FEAGA) de 2020, uma das medidas tem uma dotação orçamental de 10 milhões de euros para a destilação de vinho, num total de 100.000 hectolitros de vinho com Denominação de Origem e de 200.000 hectolitros de vinho de Indicação Geográfica.

A dotação orçamental para armazenamento de vinho é de 5 milhões de euros. “Independentemente das medidas adicionais que venham a ser implementadas dando sequência ao que vier a ser decidido, neste âmbito, pelas instituições europeias, importa desde já dar resposta às necessidades do setor, operacionalizando com celeridade os mecanismos de apoio previstos, permitindo aos operadores planear a próxima vindima e gerir adequadamente os seus stocks, com vista a apoiar um regresso gradual a uma situação normal de mercado”, refere Maria do Céu Antunes Albuquerque, citada em comunicado.

A ministra acrescenta ainda que “há ainda a expectativa da Comissão Europeia garantir um reforço financeiro para a consolidação do setor”.

Por outro lado, o Ministério da Agricultura reforçou em 23,5 milhões de euros o Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, passando o montante total de apoio a ser de 73,5 milhões de euros. Entre 2009 e 2019, Portugal reconverteu acima de 45 mil hectares de vinha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *