Data Center Homepage Newsletter

GfK: Clima económico na Europa sobre ligeiramente em maio

Por a 18 de Junho de 2020 as 12:09

Lisboa_ruaLR_Credito_JLLO clima de económico subiu, em maio, ligeiramente na Europa, depois de em abril ter havido uma quebra acentuada em relações às expetativas económicas, salariais e à disposição para adquirir algum produto ou serviço.

Apesar de em todos os países europeus as expectativas económicas continuarem a ser negativas, estas subiram dez pontos em relação a abril, com República Checa e a Áustria a registarem as maiores subidas (+34 e +23 pontos, respetivamente), segundo dados divulgados esta quinta-feira pela GfK Portugal. Ainda em relação a este indicador, Portugal também acompanhou a tendência de subida, com mais 16 pontos face a abril.

Por outro lado, as expetativas salariais subiram, no geral, 8 pontos na Europa, tendo os maiores crescimentos sido assinalados na Bulgária (+43 pontos), em Portugal (+25 pontos) e na Polónia (+20 pontos). Ao contrário das expetativas económicas, há países que apresentam expetativas salariais positivas. São os casos da Bulgária, da República Checa e da Hungria.

A predisposição para comprar apresentou um crescimento de 8 pontos na Europa. Porém, face a abril, Portugal mantém-se estável.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *