FMCG Homepage Newsletter

Quaker Oats faz cair imagem da marca Aunt Jemima por estereótipos raciais

Por a 17 de Junho de 2020 as 17:30

AuntA Quaker Oats, subsidiária da PepsiCo, decidiu mudar o nome da marca Aunt Jemima, fazendo cair também a imagem de uma mulher negra estampada nas embalagens dos produtos.

A empresa afirmou esta quarta-feira, citada por meios norte-americanos, que a a origem da marca é  “baseada num estereótipo racial”, reconhecendo que os esforços de modernização da figura presente nas embalagens não foram suficientes para fazer cair o estigma.

A marca, que tem 130 anos, tem vindo a ser alvo de mudanças, mas nunca se livrou das críticas, por simbolizar estereótipos raciais do passado. Estas críticas acentuaram-se recentemente com os protestos nos Estados Unidos da América pela morte de George Floyd pela polícia de Minneapolis.

“Continuaremos a debater o assunto, reunindo perspetivas da nossa organização e da comunidade negra para fazer evoluir ainda mais a marca”, referiu said Kristin Kroepfl, chief marketing officer da Quaker Foods North America, citada pelo USA Today.

“Enquanto trabalhamos para progredir em direção à igualdade racial através de várias iniciativas, também devemos examinar com atenção o nosso portefólio de marcas e garantir que estas refletem os nossos valores e atendem às expectativas dos nossos consumidores”, sublinhou a mesma responsável, citada pela NBC.

É “uma imagem retrógrada da mulher negra nas prateleiras das lojas”, disse Riché Richardson, professor da Universidade Cornell, num programa emitido nos Estados Unidos, acrescentando que a marca é baseada no estereótipo da inferioridade dos negros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *