saiba o que é »

Os Artigos de Mobiliário Mais Procurados durante a Quarentena

Por a 17 de Junho de 2020 as 9:47

Pandemia trouxe nova realidade na procura de produtos para o lar

Os últimos três meses foram vividos de forma extraordinariamente diferente. Devido à pandemia da Covid-19, milhões de pessoas espalhadas um pouco por todo o mundo tiveram que ficar em casa em quarentena para tentar assim conter os efeitos da propagação da doença. O período de quarentena foi também imposto pelas autoridades de saúde em Portugal, tendo sido importante para mitigar o avanço do coronavírus e da doença que lhe está associada. Para além de vários problemas, geraram-se também, dentro destes, algumas oportunidades. Já pensou, por exemplo, em quais foram os artigos de mobiliário mais procurados durante a quarentena?

Durante a Pandemia: Procura Online de Mobiliário e Mais

Sendo verdade que o cenário de pandemia global trouxe inúmeras novidades ao quotidiano de todos nós, também é verdade que aprofundou tendências que já se verificavam antes. Entre estas identifica-se, claramente, o comércio online. Se a tendência já era de crescimento, durante e após este período de Grande Confinamento o setor digital passou a ocupar um lugar de destaque na preferência dos consumidores, perante a impossibilidade de deslocação física a lojas. Em Portugal, produtos como, por exemplo, smartphones, aparelhagens de sons, headphones, consolas de videojogos, computadores e eletrodomésticos – estes três últimos com ruturas de stock significativas no começo do período de confinamento – foram bastante consumidos nos últimos meses. Lembre-se que estas vendas foram feitas através de plataformas digitais de ecommerce.

Também o facto de o cenário do dia a dia ter mudado para um contexto diferente – o interior das casas – e da vivência dentro destas ter aumentado exponencialmente, deu mais impulso, destaque e relevância aos artigos para o lar, alterando alguns padrões de consumo na área do mobiliário para casas. Dentro deste panorama geral, podem ser analisadas duas vertentes. Na primeira estão naturalmente, os produtos de lar mais direcionados para o exterior das casas. É que com tanto tempo em casa, deduz-se facilmente que muita gente tenha passado algum tempo a pensar em ar livre e exterior, procurando preencher varandas, terraços e jardins, reais ou imaginados, com artigos de mobiliário para o exterior. Esta ideia tem uma grande aderência aos números no Google Trends para Portugal para este período de tempo. Termos de procura como, por exemplo, “mobiliário de jardim”, “mesas de jardim” “mesa exterior”, “cadeiras de jardim” foram muito procurados em motores de busca nestes últimos três meses, tendo alguns destes aumentado bem mais de 300% relativamente a períodos homólogos. Números significativos e que expressam bem a realidade vivida coletivamente nos últimos três meses.

Mas para além desta vertente, há outra realidade sobre o qual importa reflectir e que advém do facto do teletrabalho ter passado a ser uma prática corrente nas empresas e uma realidade para os portugueses. Este é mais um exemplo de uma tendência que não é de agora, mas que se acentuou e tenderá a crescer no futuro.

Após Covid e o Futuro: Contínua Procura Online Por Mobiliário e Mais

Como é que os colaboradores das empresas agora convertidos ao home office olharam para isto na perspetiva de consumidores que procuram artigos para o lar? Procurando mais artigos de mobiliário de escritório, possivelmente imaginando novos espaços de trabalho em casa ou melhorar os existentes. Isso explica o crescimento sólido das procuras por mobiliário para escritório durante este período, que também foi de encontro às várias promoções online levadas a cabo pelos mais variados retalhistas da área, como a Loja Viva Online, na qual se pode encontrar mobiliário a preços acessíveis, entre outras. Por esta altura já deve ter imaginado quais foram os artigos de imobiliário mais procurados pelos portugueses durante este período. Acertou, foram mesmo as cadeiras de escritório, cuja procura aumentou cerca de 250% no nosso país. Para além destas, outras peças de mobiliário de escritório como escrivaninhas, mesas de escritório, candeeiros e estantes para livros foram também procurados pelos portugueses em tempo de pandemia, levando a que várias lojas com catálogo online e entregas ao domicílio continuassem a operar a um bom ritmo durante o período do Grande Confinamento.

Tudo leva a crer que todas estas tendências que já se manifestavam e agora se tornaram inevitáveis, fazem parte deste novo mundo em que vivemos. O comércio digital, dos eletrodomésticos ao mobiliário para a casa, é uma dimensão para a qual deve olhar. Isto porque as vivências na casa mudaram e também os hábitos de consumo, não só relativamente ao que se compra como à forma de comprar. Com a Covid-19, o mundo mudou e nós mudamos com o mundo. O novo normal veio para ficar.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *