Greenyard melhora as vendas e diminuiu prejuízo no ano fiscal de 2019/20
A Greenyard reportou vendas globais de 4.061 milhões de euros no ano fiscal de 2019/20, um crescimento de 3,8% face aos 3.912 milhões de euros do ano anterior. Durante o período de quarentena, as vendas não foram afetadas, uma vez que a procura de produtos frescos, categoria na qual a empresa opera, disparou.
Apresentando esta terça-feira os resultados anuais, a companhia frisa que se tratou de um ano de recuperação da sua operação, fruto da revitalização das relações comerciais e da melhoria da qualidade da sua operação.
Tendo sido um ano focado nas suas atividades principais, a empresa conclui um plano de desinvestimentos de 20,7 milhões de euros, que permitiu uma melhoria da sua situação financeira.
O EBITDA ajustado atingiu 95,7 milhões de euros, um aumento de 48,4% face ao ano fiscal de 2018/2019. Nas últimas semanas do exercício, a Greenyard avança que a Covid-19 teve um impacto positivo no EBITDA de 1,5 a 2 milhões de euros. No entanto, o impacto foi limitado pelos custos adicionais para garantir o abastecimento e as operações.
Relativamente ao EBIT, este diminuiu as perdas de 134,4 milhões para 2,6 milhões de euros. A companhia diminui as perdas, com o prejuízo a passar dos 192 milhões para os 68 milhões de euros.