Homepage Logística Newsletter

CTT preveem que efeitos da greve sejam “pouco sentidos”

Por a 28 de Maio de 2020 as 13:05

cttOs CTT estimam que os efeitos da greve marcada para 29 de maio, sexta-feira, sejam “pouco sentidos”, com a “eventual ocorrência de constrangimentos localizados em áreas específicas”.

“Na rede de 544 lojas próprias CTT não se prevê que o impacto seja significativo. Em caso de necessidade, os clientes poderão optar por um dos 1830 postos de correio não abrangidos pela greve”, refere a empresa em comunicado.

Por outro lado, a companhia garante que a greve “não terá qualquer impacto na distribuição de vales de pensões”.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, que entregou o pré-aviso de greve à Comissão Executiva da empresa, opõe-se à proposta de entrega de um cartão refeição como forma de pagamento do subsídio, alegando que a alteração do modo de pagamento deste não está estabelecida no Acordo de Empresa.

O sindicato salientou então que, caso a empresa não recue na decisão, marcará outra greve para 12 de junho.

A empresa, no comunicado emitido esta quinta-feia, salienta ainda que tem articulado um plano de contingência na área operacional, para evitar “problemas na sua operação na defesa da prestação e qualidade do serviço”.

Por outro lado, os CTT lamentam a greve e a posição dos vários sindicatos em relação a uma “medida que, sendo positiva para a empresa, inclusivamente já implementada e utilizada por cerca de 4000 colaboradores, em nada prejudica ou retira benefícios aos seus trabalhadores, tendo, aliás, o efeito contrário”.

“A decisão de pagamento do subsídio de refeição através de cartão-refeição aos colaboradores que ainda não tinham optado por essa via, surge como uma de dezenas de medidas concebidas para reagir à quebra de proveitos e defesa da sustentabilidade da empresa. Mas esta medida específica, foi agora anunciada unilateralmente, na sequência da impossibilidade de formalizar um acordo com as ERCT que esteve próximo, mas que falhou por aspetos acessórios que não só não negavam a proporcionalidade desta medida, como a incluíam de forma explícita”, refere ainda o comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *