Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona exporta 90% dos 126 milhões de compras a produtores nacionais

Por a 26 de Maio de 2020 as 10:51

mercadonaA Mercadona adquiriu 126 milhões de euros em produtos portugueses em 2019. Este valor representa um crescimento de 43% face aos 88 milhões de euros comprados em 2018. Dos 126 milhões de euros, 90% do valor dos produtos foram exportados para Espanha, onde a insígnia de retalho alimentar possui 1.600 lojas. O valor restante foi adquirido para as dez lojas que a empresa detém em Portugal.

A empresa tem, neste momento, mais de 300 fornecedores nacionais. “A nossa relação com fornecedores portugueses começou antes da nossa vinda para o país e tem-se intensificado ao longo dos anos. Sempre procurámos oferecer um sortido diferenciado, com produtos de elevada qualidade e a preços competitivos aos nossos ‘chefes’ [clientes] e, desde que passámos a ter fornecedores especialistas em produtos e que conhecemos mais e melhor os fornecedores em Portugal, o número de fornecedores com os quais trabalhamos cresceu”, refere Elena Aldana, diretora-geral internacional relações externas da Mercadona, citada em comunicado.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa cadeia de abastecimento que, durante a atual crise de saúde, demonstrou uma capacidade de resposta excecional perante os desafios, para que nada falte na mesa dos portugueses”, acrescenta.

A cadeia de distribuição espanhola adquiriu 1.160 toneladas de pera rocha, 3.795 toneladas de maçã royal gala e 2.350 toneladas de maçã golden a várias empresas, como a Cooperfrutas, Frutas Cruzeiro, Patrícia Pilar, Global Fruit, Lusopera ou Frutitaipina. Ainda foram adquiridas 22 toneladas de banana da Madeira.

Outro dos fornecedores da Mercadona é a Lactaçores, empresa que vende manteiga, leite e queijo para as lojas da cadeia de distrinuição. A insígnia espanhola comprou 127.000 quilos de queijo e cerca de 30.000 litros de leite nos Açores no ano passado, tendo ainda comprado estas categorias em Portugal continental.

A Mercadona adquiriu ainda, nas lotas de Matosinhos, Aveiro, Peniche, Sesimbra, Olhão, Quarteira e Portimão, 1.500 toneladas de peixe. Na globalidade, contando com fornecedores comerciais, de serviços e de transporte, a empresa despendeu 217 milhões de euros em 2019.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *