Economia Homepage Newsletter

INE: 90% das empresas já estão a trabalhar, mas com menor volume de negócios

Por a 19 de Maio de 2020 as 16:53

comercioA reabertura de alguns setores da economia na primeira quinzena de maio teve um impacto positivo no funcionamento das empresas, estando neste momento 90% em funcionamento em comparação com os 84% da segunda quinzena de abril. O impacto da abertura faseada do comércio teve um peso relevante nesta estatística, tendo a proporção das empresas a funcionar no setor a subido de 84% para 92%, segundo o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando as estimativas de volume de negócios das empresas para este período, sem contar com o impacto da pandemia, 77% das mesmas afirmam que continuaram a reportar um impacto negativo no volume de negócios. Na comparação com a segunda quinzena de abril, 41% apontam para uma estabilização do volume de negócios. Na mesma proporção, o tecido empresarial adianta que registou uma pequena variação no volume de negócios. A principal razão para a redução do volume de negócios foi a evolução das encomendas e de clientes neste período. As empresas que reportaram aumentos referem que a alteração das medidas de contenção foi a principal razão para a alteração.

Por outro lado, o comércio foi o setor a registar a maior percentagem de empresas com aumento no pessoal ao serviço (22%). Mas metade das empresas refere terem trabalhado com reduções de pessoal ao serviço efetivamente a trabalhar na primeira quinzena de maio, quando na semana anterior foram 58%.  “Relativamente à segunda quinzena de abril, a maioria das empresas não reportou alteração no número de pessoas ao serviço (70%), sendo que entre as restantes a percentagem que referiu um aumento foi ligeiramente superior à percentagem que registou uma diminuição”, conclui o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *