Economia Homepage Newsletter

PIB cai 2,4% no primeiro trimestre em relação a 2019

Por a 15 de Maio de 2020 as 15:41

logisticaO Produto Interno Bruto contraiu 2,4% no primeiro trimestre do ano, em comparação com igual período do ano anterior, depois do aumento de 2,4% no trimestre anterior, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo INE.

“A contração da atividade económica reflete o impacto da pandemia COVID-19 que já se fez sentir significativamente no último mês do trimestre”, refere o gabinete de estatística.

O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi negativo em 1,4 pontos percentuais (p.p.), “traduzindo a diminuição mais intensa das exportações de bens e serviços que a observada nas Importações de bens e serviços”.

Por outro lado, a procura interna apresentou um contributo negativo de 1 p.p., o que sucede pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2013, estando associada ao recuo do consumo privado e do investimento.

Na comparação em cadeia, ou seja, com o último trimestre de 2019, o PIB recuou 3,9% em termos reais. “Este resultado é explicado por contributos negativos da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB (-2,0 pontos percentuais, após ter sido positivo no trimestre anterior) e da procura interna (-1,9 pontos percentuais), que foi mais negativo que no trimestre anterior (-0,7 pontos percentuais)”, salienta o documento.

“Refletindo o impacto económico da pandemia a partir de março de 2020, o PIB em Portugal apresentou uma variação homóloga de -2,4% em termos reais, no 1º trimestre, após o crescimento homólogo de 2,2% no trimestre anterior. O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB passou de 1,1 pontos percentuais (p.p.), no 4º trimestre, para -1,0 p.p., tendo registado um contributo negativo, pela primeira vez desde o 3º trimestre de 2013. O consumo privado e o Investimento apresentaram diminuições no 1º trimestre, enquanto o consumo público desacelerou em volume”, lê-se no documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *