Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Crise económica afecta severamente comércio a retalho nos Estados Unidos

Por a 15 de Maio de 2020 as 9:18

time-square-606839_640As vendas no comércio a retalho nos Estados Unidos sofreram uma quebra recorde em abril, depois de dois meses em queda no período em que os norte-americanos estiveram em confinamento por causa do novo coronavírus, adianta a Reuters, referindo que a economia está a caminho de sofrer no segundo trimestre a maior contração desde a depressão de 1929.

A agência noticiosa, citando um relatório do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, avança que poderão ter sido perdidos 20,5 milhões de postos de trabalho no último mês, realçando que a profunda crise económica, alertada por vários analistas, poderá levar anos a recuperar. O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, alertou na última quarta-feira para um prolongado período de fraco crescimento económico e de estagnação de rendimentos.

Dados da Reuters indicam que as vendas no comércio a retalho caíram cerca de 12% em abril, sendo a segunda maior queda desde que as autoridades norte-americanas começaram a acompanhar as séries temporais desde 1992. Em março, as vendas no retalho diminuíram 8,7%.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no comércio a retalho podem ter caído 4,6% em abril. Os gastos do consumidor diminuíram 7,6% no primeiro trimestre, a maior queda desde o segundo trimestre de 1980.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *