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Lidl exporta 150 milhões de euros de produtos nacionais para 27 mercados

Por a 13 de Maio de 2020 as 14:03

lidl_bragaO Lidl exportou 150 milhões de euros de produtos nacionais no ano fiscal de 2019 (entre março de 2019 e fevereiro de 2020), valor que compara com os 148 milhões de euros de exportações nacionais no ano fiscal de 2018, um aumento de 1,4%. A cadeia de distribuição exportou no último ano 228 referências de 85 fornecedores para 27 dos 32 países onde está presente.

“Não fosse a diminuição do preço do azeite, as exportações teriam crescido a dois dígitos”, adiantou Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl, numa apresentação realizada esta quarta-feira aos jornalistas.

“As frutas e legumes tiveram um crescimento de 33%, em volume, nas exportações”, adiantou o responsável, especificando que a cadeia de retalho exportou 20 mil toneladas de produtos desta categoria. A cadeia de distribuição em Portugal intermediou ainda a venda de 11,9 mil toneladas de pera rocha, 3,4 mil toneladas de couve coração e 2,3 mil toneladas de frutos vermelhos para as lojas do Lidl fora do País.

“Em março e abril deste ano, as exportações de frutas e legumes aumentaram 30% face ao período homólogo do ano anterior”, acrescentou Bruno Pereira.

O Lidl iniciou recentemente a exportação de produtos cítricos do Algarve para a Alemanha. Entre 4 de fevereiro e abril, a retalhista ajudou na exportação de 21 camiões carregados de laranja da região, o que representa 396 toneladas. “Começámos de forma tímida. Mas a aceitação foi de tal forma numa loja, que se alargou a todas as lojas da Alemanha”, salientou.

Outra novidade é a venda para fora de conservas de atum, através do fornecedor Santa Catarina, dos Açores. “Iniciámos, nos últimos 15 dias, as exportações para a Alemanha, Grécia e Bélgica”, revelou o administrador de compras do Lidl.

O bacalhau também registou um crescimento expressivo, tendo sido exportadas 140 toneladas, um aumento de 20% face ao ano anterior. “É um valor muito importante. Estamos a exportar para a Bélgica, França, Luxemburgo e Suíça e iniciámos as exportações para a Holanda”, detalhou.

As exportações de pão (pão da avó, broa de milho, pão bijou, bola de mistura) chegaram a 26 milhões de unidades para Espanha e Luxemburgo. Para os mesmos países foram comercializados 8 milhões de artigos de pastelaria, entre os quais croissant brioche e folhado misto.

Na categoria de vinhos, o Lidl Portugal ajudou à venda de três milhões de garrafas para 15 países. Inglaterra, Polónia, Alemanha, Suíça, Bélgica, Dinamarca e Irlanda são os mercados mais relevantes, sendo mais de metade dos vinhos marca própria. Em piriri foram exportadas cerca de 1 milhão de garrafas para 20 países europeus.

O responsável de compras do Lidl adiantou ainda que dentro de três semanas estarão à venda nas lojas portuguesas queijos nacionais de fornecedores com pequenas unidades de prodição. “Estamos a fazer o trabalho de casa para lançar estes produtos em outros mercados”, concluiu.

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