Economia Homepage Newsletter

Perspetivas económicas em Portugal descem drasticamente

Por a 11 de Maio de 2020 as 11:17

Lisboa_ruaLR_Credito_JLLAs expectativas económicas dos portugueses caíram de forma significativa em abril, depois de já terem registado uma decida no mês anterior, altura em que foram diagnosticados os primeiros casos da Covid-19.

Em Portugal, as perspetivas económicas caem 51 pontos em relação a março, tendo a descida na Europa atingido 27 pontos, segundo dados da GfK Portugal. As maiores descidas ocorrem na Polónia (-76) e na Eslováquia (-63). Em abril, todos o países europeus registam uma descida, ao contrário do sucedido em março.

Em consequência, a predisposição para a compra regista também um recuo significativo. Portugal apresenta uma descida de 39 pontos em comparação com março. Este valor está em linha com a média registada nos países europeus, sendo que a Polónia é o país a registar o maior recuo de 77 pontos.

Numa conjuntura económica tão negativa, as perspetivas salariais também se ressentem, registando-se uma descida de 59 pontos em Portugal. No conjunto da Europa, a descida é de 33 pontos, sendo a Polónia o país que apresenta o maior recuo (-85).

O mesmo sucede com as expetativas salariais. Em comparação com março, regista-se, neste indicador, um recuo de 59 pontos em Portugal, um valor acima do recuo de 33 pontos  apresentado na Europa. Também neste ponto, a Polónia é o país regista as maiores perdas, de 85 pontos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *