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Aumento das vendas de produtos de higiene do lar compensam perdas da Henkel no primeiro trimestre

Por a 11 de Maio de 2020 as 13:03

Henkel - Carsten Knobel_1A Henkel reportou esta segunda-feira um crescimento nas vendas de produtos para o lar, mas a globalidade das receitas desceu devido ao recuo nas unidades de negócio de produtos adesivos e de produtos de beleza.

O grupo alemão apresentou vendas de 4,9 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, representando um recuo de 0,8% face ao período homólogo do ano passado. Organicamente, as receitas desceram 0,9%. O decréscimo das vendas do grupo resultou do fator preço, sendo que as aquisições e desinvestimentos conduziram a um crescimento de 0,4%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de 0,4% nas vendas.

A companhia não apresentou estimativas relativas às vendas devido ao impacto e à incerteza que a pandemia da Covid-19 está a gerar na economia mundial.

Apesar do impacto negativo que a Covid-19 está a ter na economia, o grupo apresentou, na globalidade, um desempenho robusto nas vendas no primeiro trimestre do ano, realça Carsten Knobel, CEO da Henkel, citado em comunicado.

As receitas na unidade de produtos adesivos, que representam 45% do total das vendas, recuaram 4,3% para 2,2 mil milhões de euros. Em termos orgânicos, a queda foi de 4,1%. Este desempenho foi afetado pelo volume de vendas, tendo o primeiro trimestre sido marcado pela redução da produção industrial devido ao impacto da pandemia.

Na unidade de produtos de beleza, a Henkel registou vendas de 935 milhões de euros, recuando 2,6% face ao período homólogo de 2019. Em termos orgânicos, a descida situou-se em 3,9%. Esta unidade de negócio foi particularmente afetada pelo encerramento de cabeleiros, medida estabelecida pelas autoridades de vários países para combater a difusão do vírus.

Em sentido inverso, o negócio de higiene para o lar subiu em 5,3% as vendas para 1,7 mil milhões de euros. As vendas orgânicas registaram um crescimento de 5,5%. Este bom desempenho é justificado pelas receitas atingidas com a marca Persil, que cresceram a dois dígitos.

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