Economia Homepage Newsletter

Comissão Europeia prevê que PIB caia 6,8% com exportações a descer na casa dos dois dígitos

Por a 7 de Maio de 2020 as 12:20

JLL_LisboaA Comissão Europeia prevê uma queda do Produto Interno Produto português de 6,8% em 2020, em resultado da suspensão de muitas atividades económicas, tendo o turismo sido o setor mais afetado.

“Depois de crescer 2,2% em 2019, a economia está agora projetada para contrair 6,8% em 2020 e recuperar 5% em 2021. Como resultado, o PIB deverá permanecer abaixo dos níveis de 2019 até 2021”, de acordo com as projeções de primavera da Comissão Europeia, salientando os riscos enfrentados pela economia portuguesa devido à elevada dependência do turismo estrangeiro.

Entre as componentes do PIB, a comissão europeia prevê uma descida do consumo privado de 5,8%, enquanto o consumo público é estimado que cresça 2,4%. “Prevê-se que o consumo privado caia a uma taxa ligeiramente inferior ao PIB, uma vez que as medidas políticas podem compensar parcialmente as perdas de rendimento das famílias”, refere o documento. As estimativas apontam para um crescimento de 5,3% no consumo privado em 2021.

A redução do investimento, estimado em 8,6%, terá também um impacto significativo no PIB português.

As previsões para as exportações e para exportações apontam para um recuo na casa dos dois dígitos. As projeções indicam uma diminuição de 10,3% nas importações de bens e serviços, estimando-se que as importações caiam 14%. “As exportações deverão diminuir mais em termos relativos, considerando as receitas consideráveis que Portugal obtém normalmente de turistas estrangeiros (cerca de 8,7% do PIB em 2019) e as medidas de distanciamento social que afetarão os serviços durante o segundo semestre de 2020”, lê-se no documento.

A taxa de desemprego poderá subir de 6,5% para 9,7%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *