Economia Homepage Newsletter

PIB da zona euro apresenta maior queda trimestral desde 1995

Por a 30 de Abril de 2020 as 13:04

transporteA pandemia da Covid-19 está já a ter um forte impacto nos países da zona euro, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) registado uma quebra histórica no primeiro trimestre de 2020.

O PIB caiu 3,8% na zona euro nos primeiros três meses do ano, na comparação com o trimestre anterior, de acordo com a primeira estimativa do Eurostat, revelada esta quinta-feira. Esta foi a maior descida desde a publicação das séries temporais, iniciada em 1995, revela o gabinete de estatística europeu. No último trimestre de 2019 registou-se uma subida de 0,1% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Na comparação homóloga, O PIB dos países da zona euro recuou 3,3%. Uma descida que contrasta com o desempenho do último trimestre do ano, quando se registou um crescimento, embora tímido, de 1% em termos homólogos.

Nos estados-membros da União Europeia (UE), a descida em cadeia foi de 3,5%. No último trimestre de 2019, o PIB da EU cresceu 0,2% em relação ao trimestre anterior. Na comparação homóloga, o PIB diminuiu 2,7%.

O Eurostat  espera ainda que a inflação da zona euro, em abril, seja de 0,4%, abaixo dos 0,7% registados em março, segundo estimativas apresentadas esta quinta-feira. E há mesmo países a apresentar descidas nos preços. O níveis mais elevados de deflação dos preços ocorrem na Eslovénia  (-1.3) e no Chipre (-1,2%).  Irlanda, Grécia, Espanha, Letónia, Luxemburgo e Finlândia são os restantes países a apresentar uma diminuição dos preços. A inflação em Portugal é de 0,1%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *