Homepage Newsletter Produção

Lusomorango entrega 8 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar contra a Fome

Por a 30 de Abril de 2020 as 17:46

framboesasA Lusomorango entregou cinco toneladas de framboesas ao Banco Alimentar contra a Fome, estando prevista a entrega de mais três toneladas até ao final da semana.

Parte da produção corresponde à quantidade de produto que foi retirada do mercado para responder às dificuldades de escoamento de produção e à queda generalizada nas vendas e nos preços, possibilidade contemplada na portaria que permite aos produtores de pequenos frutos retirar produto do mercado.

Este mecanismo permite, em situações extraordinárias, a retirada de um produto de circulação mediante uma compensação financeira até 40% do valor médio de mercado, para um máximo de 5% da produção local. A fruta é reencaminhada para instituições particulares de solidariedade social e para o Banco Alimentar.

“Este regime de exceção é importante para assegurar a sobrevivência do setor dos pequenos frutos. Pese embora esta compensação financeira não cubra os custos de produção, permite ainda assim manter o emprego e a capacidade produtiva no atual contexto de grandes dificuldades de escoamento do produto. Por isso, apraz-nos muito podermos, através deste mecanismo, acudir, da melhor forma que podemos, aos crescentes pedidos de ajuda que o Banco Alimentar Contra a Fome tem vindo a registar nas últimas semanas, devido às maiores dificuldades económicas sentidas atualmente por muitas famílias portuguesas”, refere Luís Pinheiro, presidente da Lusomorango, citado em comunicado.

No mesmo documento, a organização de produtores de frutas e legumes refere que, no período de três semanas, conseguiu destinar oito toneladas de framboesas à instituição presidida por Isabel Jonet.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *