Coca-Cola European Partners com recuo trimestral de 1,5% nas vendas no mercado ibérico
A Coca-Cola European Partners atingiu, no mercado ibérico, vendas de 529 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um recuo de 1,5% face a igual período de 2019, segundo um comunicado enviado pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).
O volume das vendas ibéricas apresentou um crescimento sólido em janeiro e em fevereiro, “mais do que compensado” os efeitos negativos da Covid-19 na atividade da empresa em março. As receitas foram, no entanto, claramente impactadas negativamente pelo encerramento do canal Horeca.
Globalmente, a companhia apresentou no primeiro trimestre 2.478 milhões de euros, um recuo de 4% em termos homólogos. “A situação está a ter um impacto fundamental na maneira como as pessoas consomem os nossos produtos, sobretudo no canal fora de casa”, refere Damian Gammell, CEO da empresa, citado em comunicado.
“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes que continuam com o negócio em funcionamento, fornecendo acesso às marcas e às embalagens de que precisam neste momento, e estamos a adaptar-nos para nos focarmos mais no canal doméstico, incluindo o crescimento no online”, acrescenta.
Face ao cenário de incerteza existente neste momento, o conselho de administração decidiu adiar os dividendos do primeiro semestre do ano.
A faturação recuou 6,5% em França e na Grã-Bretanha, enquanto o mercado alemão assistiu a uma queda de 2%. As vendas no norte da Europa desceram 4%.
Nas cinco semanas do trimestre impactadas pela Covid-19, as vendas em volume caíram entre 20 e 40%, entre os vários mercados. Fora de casa, o volume caiu entre 45% e 85%, enquanto em casa subiu entre 5% e 10%, entre as zonas onde a companhia tem operação.