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Covid-19: Vendas da Mercadona disparam em março, mas lucro cai 95%

Por a 21 de Abril de 2020 as 15:43

Mercadona BarcelosA corrida aos supermercados conduziu a um aumento das vendas da Mercadona na Península Ibérica no último mês, embora o aumento das receitas não se tenha refletido nos lucros, que sofreram uma quebra de 95%.

A insígnia espanhola de retalho alimentar adiantou aos seus colaboradores ter atingido um valor recorde vendas de 2.331 milhões de euros março, tendo as mesmas gerado um lucro de apenas cinco milhões de euros, contra os 57 milhões de euros esperados pela empresa, de acordo o Confidencial, citando um comunicado interno.

A quebra dos lucros esperados para a março fica a dever-se aos 100 milhões de euros de custos adicionais da empresa resultantes da situação gerada pela pandemia de Covid-19. A empresa despendeu 14 milhões de euros na aquisição de material de proteção dos trabalhadores, como máscaras, géis para as mãos e divisórias. A Mercadona gastou mais 12 milhões de euros em aumento de transporte de mercadorias. E só em desinfeção de lojas e armazéns a empresa teve custos de seis milhões de euros.

Fontes da Mercadona, citadas pela publicação espanhola, adiantam que o lucro de 57 milhões de euros não corresponde à realidade, por tratar-se de um dado indicativo da empresa. Citadas pelo Confidencial, a mesmas fontes indicam que a margem de lucro foi de 0,2% em março, quando normalmente se situa nos 3%. Segundo as mesmas fontes, a Mercadona terá visto os seus lucros cair 95%.

A principal razão para a diminuição dos lucros está relacionada com o prémio adicional pago aos trabalhadores, correspondente a 20% do seu salário, num valor total 46 milhões de euros.

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