Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Portugal regista taxa mais baixa de inflação na União Europeia em março

Por a 17 de Abril de 2020 as 13:54

europaA taxa de inflação da zona euro abrandou em março na comparação com fevereiro, tendo descido para metade face a março de 2019. Portugal ficou entre os países da Europa com a taxa inflação mais baixa.

Segundo dados do Eurostat, a taxa de inflação na zona euro fixou-se em 0,7% em março, abaixo dos 1,2% registados em fevereiro. A inflação também ficou abaixo da taxa registada de 1,4%.

Nos países da União Europeia, a taxa de inflação situou-se em 1,2%, um recuo face aos 1,6% registados em fevereiro. Em março de 2019, a taxa de inflação atingiu 1,6%.

Portugal, tal como Espanha, Itália, registou a taxa de inflação mais baixa em março, de 0,1%.  As taxas mais elevadas ocorreram na Hungria e na Polónia, ambos com 3,9%, e na República Checa (3,6%)

Na comparação com fevereiro, a inflação caiu em 21 estados-membros, tendo subido em apenas um.

Os serviços (0.60 pintos percentuais) tiveram a maior contribuição para o aumento dos preços, seguidos do agregado de alimentação, álcool e tabaco, com mais 0,46 pontos percentuais. A energia registou uma diminuição de taxa de inflação de 0,45 pontos percentuais.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *