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Vendas de produtos alimentares sobem apesar de descida global nos bens de grande consumo

Por a 15 de Abril de 2020 as 11:26
Crédito: Nielsen

Crédito: Nielsen

As vendas de bens de grande consumo estão a diminuir num momento em que se assiste à mitigação da pandemia de Covi9-19. O e-commerce, no entanto, está a registar ganhos devido ao estado atual de confinamento dos portugueses, ocorrendo a mesma tendência com produtos alimentares.

A quarta edição do Barómetro semanal da Nielsen, que abrange o período entre 23 e 29 de março, indica que as vendas se situaram nos 206 milhões de euros nos bens de grande consumo, um recuo de 6% face ao período homólogo de 2019. Face à semana anterior, as vendas caíram 12%.

Os produtos alimentares contrariam a tendência global, com um crescimento de 2%, enquanto os frescos sofrem uma diminuição de 4%, ainda assim inferior à média global de 6%.

Entre os frescos existem, contudo, produtos que continuam em crescimento, como a laranja (76%), o limão (43%) ou as tangerinas e clementinas (36%). Estes crescimentos ocorrem por os consumidores estarem a revelar mais preocupação em defender o sistema imunitário.

“O facto de os portugueses estarem agora confinados nas suas casas altera alguns dos seus hábitos e rotinas diárias. No caso da alimentação, muitas das refeições passaram a ser confecionadas e consumidas em casa. Tomar o pequeno-almoço e o lanche em casa e fazer petiscos e sobremesas levou a um forte dinamismo de algumas categorias, que surgem agora no topo dos maiores crescimentos, como as bebidas quentes (+38%) e as sobremesas/coces (+30%)”, esclarece Marta Teotónio Pereira, client Consultant Senior da Nielsen.

A propensão para os consumidores cozinharem mais em casa é espelhada pelo facto de o “retalho alimentar perder neste período mais de 70% em take-away/cafetaria face à semana homóloga”.

Há ainda crescimentos significativos em acessórios de limpeza (+44%), limpeza do Lar (+20%), cuidados de saúde (+9%). “A evolução das categorias de FMCG não deixa dúvidas de que os portugueses se mantêm em casa e que se estão a adaptar à vida em quarentena, procurando já produtos que os fazem sentir melhor em casa. Será interessante acompanhar tendência das próximas semanas que, para além de continuar a refletir a vida em quarentena, dará indicações sobre a tendência da Páscoa em 2020”, conclui a responsável.

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