Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Sonae SGPS e subsidiária de retalho alimentar recorrem a empréstimos de 340 milhões de euros

Por a 9 de Abril de 2020 as 9:08

SonaeA Sonae SGPS concretizou, em conjunto com a Sonae MC, várias operações de financiamento “que permitem diminuir as necessidades de financiamento futuras de ambas as empresas, melhorar substancialmente as suas posições de liquidez e manter o custo médio da dívida a níveis atrativos”, informou a companhia à CMVM.

O grupo liderado por Cláudia Azevedo emitiu um empréstimo obrigacionista e recorreu a refinanciamento de médio e longo prazo que, no total, correspondem a 340 milhões de euros.
Os empréstimos têm uma maturidade média é superior a 5 anos, informa a Sonae SGPS em comunicado.

A Sonae SGPS refere ter concretizado a emissão de um empréstimo obrigacionista, por subscrição particular, no valor de 160 milhões de euros, sem garantias, pelo prazo final de sete anos. A operação foi organizada pelo Caixa – Banco de Investimento com “o objetivo de refinanciar os empréstimos a seguir referidos que se venciam em 2022 e 2023”, de acordo com o comunicado enviado à CMVM.

O grupo informa ter procedido à aquisição e amortização de mil obrigações, que correspondem ao total da emissão obrigacionista “Sonae SGPS / 2015 – 2022”. Esta foi emitida a 9 de junho de 2015 num montante de cem milhões de euros. A companhia procedeu ainda à aquisição e amortização de 600 obrigações, correspondentes à totalidade da emissão obrigacionista “Sonae SGPS / 2016 – 2023”, emitida a 25 de fevereiro de 2016 no montante de 60 milhões de euros.

Nas últimas semanas, a Sonae MC (subsidiária que detém o Continente) concretizou operações de refinanciamento no valor de 180 milhões de euros. O objetivo é o alongamento do prazo médio da sua dívida e aumento das linhas disponíveis.

O grupo Sonae realça ainda o Green Loan formalizado pela Sonae MC, no valor de 55 milhões de euros, com o Raiffeisen Bank International AG. Esta operação permitirá à subsidiária “reforçar a aposta numa pegada ecológica global mais sustentável, rumo à descarbonização e ao desperdício zero”.

“Com estas operações, a Sonae SGPS e a Sonae MC aumentam a maturidade média da sua dívida, mantendo-a a níveis confortáveis, aumentam a diversificação dos bancos de relacionamento e reforçam de forma significativa a sua estrutura de capitais”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *