Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Ikea recorre a lay-off simplificado para cerca de 1625 trabalhadores

Por a 9 de Abril de 2020 as 16:26

IkeaA Ikea vai aderir ao regime de lay-off simplificado em Portugal, sendo abrangidos cerca de 1625 trabalhadores, anunciou esta quinta-feira a companhia em comunicado.

Os funcionários vão ter, no entanto, o rendimento assegurado a 100%, uma vez que a empresa garante um terço da parte que que não é garantida pela Segurança Social. Os trabalhadores abrangidos irão continuar a usufruir do seguro de vida e de saúde da empresa. A empresa implementará a medida a partir de 13 de abril.

A subsidiária portuguesa, alinhada a nível global, decidiu “adotar medidas excecionais e temporárias de proteção dos postos de trabalho, através da implementação do sistema de layoff simplificado temporário durante um período de 30 dias, eventualmente renovável nos termos da lei”, refere a Ikea em comunicado.

“Esta crise que estamos a viver é uma situação excecional sem precedentes que devemos gerir juntos. É por isso que recorremos ao programa de apoio às empresas e à economia, de forma a garantir o futuro da empresa e os que dele dependem. A implementação do sistema de lay-off simplificado temporário pago a 100% é uma das estratégias que a IKEA Portugal está a desenvolver para garantir e assegurar um melhor dia a dia para os colaboradores nesta fase tão complicada”, refere fonte oficial da empresa, depois de contactada pelo Hipersuper.

A medida abrange cerca de 65% dos colaboradores, correspondendo a cerca de 1625 funcionários das lojas, escritórios e centro de apoio ao cliente. “O nosso objetivo é garantir que o maior número possível de colaboradores continue a manter os seus contratos de trabalho no futuro e todos os benefícios internos que têm direito, assegurando, nesta fase o seu rendimento base”, refere a mesma fonte.

Com as lojas encerradas, a IKEA vai manter o funcionamento da loja online. A Ikea é mais uma das empresas de retalho que recorreu ao lay-off simplificado, tal como a C&A, a H&M, a Sacoor, a Primark, a Inditex, conforme foi noticiado pelo Hipersuper.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *