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Executivo apela a cadeias de retalho para escoar carne e queijo de pequenos produtos

Por a 6 de Abril de 2020 as 10:39

queijoO executivo lançou um apelo aos associados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) para ser encontrada uma solução para escoar queijos de ovelha e cabra, cabrito, leitão, vitela e borrego. O repto governamental surgiu devido às dificuldades sentidas por estes produtores na venda dos seus produtos, após o encerramento dos restaurantes.

A notícia, avançada pelo Dinheiro Vivo, foi confirmada pela APED. “Confirmo o apelo feito à APED e aos associados do retalho alimentar da associação”, refere Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da entidade que representa a Auchan, a DIA Portugal, o Continente, o Intermarché, o Lidl, a Mercadona ou o Pingo Doce.

O alerta foi dado pelo Ministério da Agricultura, que encara com preocupação o impacto que a pandemia de Covid-19 está a ter na atividade de alguns setores da produção agrícola e agroindustrial.  “Não estão a conseguir alinhar-se com a nova procura, cujos determinantes estão conjunturalmente a fugir ao perfil habitual de produtos, fenómeno acentuado pelo encerramento alargado do canal Horeca”, segundo carta enviada na semana passada, citada pela publicação económica.

“Falamos particularmente de pequenas indústrias assentes em pequenos produtores de matérias-primas, cujo mercado primordial de escoamento é muitas vezes a restauração e a hotelaria locais, e que se viram privados desses circuitos, sem conhecimentos para poderem no imediato orientar a sua comercialização para os canais do retalho de maior escala”, refere o Ministério da Agricultura.

Gonçalo Lobo Xavier adianta, por sua, vez, que alguns municípios e produtores estão a contactar a associação para que seja encontrada uma solução para o problema. “Ainda hoje fomos contactados pela autarquia de Mirandela para ajudar a escoar para as lojas os produtos da região”, assinala o responsável.

“Não podemos salvar todos, mas estamos a fazer todos os esforços. Estamos a tentar acomodar dentro do sortido este tipo de produtos, dentro das contingências e da razoabilidade do negócio e das necessidades dos consumidores”, acrescenta.

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