Homepage Newsletter Ponto de Venda

Primark coloca trabalhadores em lay-off em Portugal

Por a 3 de Abril de 2020 as 14:02

PrimarkA Primark colocou em lay-off os trabalhadores em Portugal, tendo requerido a “concessão do apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho em situação de crise empresarial”, segundo uma carta enviada aos colaboradores, com data de 30 de março, a que o Hipersuper teve acesso.

A insígnia de retalho refere que os contratos de trabalho “serão suspensos por um período de um mês, o qual será previsivelmente prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até ao limite máximo legal, atualmente, de três meses”.

Até ao momento, não foi possível estabelecer contacto com a cadeia de retalho. A empresa justifica, entretanto, esta decisão com as “repercussões drásticas” provocadas pela pandemia de Covid-19 “na economia e no tecido empresarial do País, sendo que o setor do retalho, onde se insere a atividade da Primark, não é exceção”.

A insígnia assegura, no mesmo documento, estar empenhada “na manutenção dos contratos de trabalho dos seus colaboradores, tendo para o efeito de recorrer a apoios extraordinários concedidos pelo Estado português”.

Os trabalhadores terão direito a uma compensação  de dois terços da retribuição normal ilíquida, que varia entre 635 e 1.905 euros.

“Em relação aos trabalhadores que se encontrem em situação de ausência por doença, por assistência a filho, de licença parental ou de licença sem vencimento, os mesmos serão abrangidos quando cessar a situação em que se encontrem, pelo período remanescente”, indica o documento.

A Primark encerrou, em março, as dez lojas que operam em Portugal, ainda antes de ter sido declarado o estado de emergência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *