Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona doa cinco mil quilos de alimentos a Banco Alimentar contra a Fome e a cantinas sociais

Por a 2 de Abril de 2020 as 16:20

MercadonaA Mercadona doou em março cinco mil quilos de bens alimentares e três mil pratos preparados ao Banco Alimentar contra a Fome do Porto e a cantinas sociais. A cadeia de retalho alimentar está a reforçar em abril as doações a cantinas sociais e a pessoas carenciadas.  A empresa espanhola doou no segundo semestre de 2019 mais de 100 toneladas de alimentos.

“Doámos, em março, 5500 quilos de bens alimentares e mais de 3.000 pratos preparados ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e a cantinas sociais”, refere a Mercadona em comunicado, lembrando que a empresa reativou as doações diretas de quatro lojas ao mesmo número de cantinas sociais de proximidade.

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, referiu recentemente, em entrevista ao jornal i, que está a haver em Portugal um aumento dos pedidos de ajuda. “Aquilo que sentimos aqui no Banco Alimentar Contra a Fome foi um acréscimo muito, muito substancial de pedidos de apoio por parte de pessoas com baixos recursos económicos e que ficaram em situações muito difíceis, ou porque perderam o emprego, ou porque a resposta social que habitualmente as ajudava encerrou”, declarou.

Jonet, durante a crise das dívidas soberanas, foi uma voz muito ativa em questões relacionadas com as carências dos portugueses, inclusive em relação ao seu estilo de vida. A responsável, em 2011, afirmou, por exemplo, que os portugueses têm de “reaprender a viver mais pobres”, tendo ainda dito que “os portugueses vivem muito acima das possibilidades”. No ano seguinte saía um estudo a dar conta que, em Portugal, a discrepância de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres estava acima da média europeia.

Ainda em relação às cantinas sociais, a Mercadona assinala ainda ter iniciado em abril “doações diretas das outras seis lojas a mais seis novas cantinas sociais de proximidade”. “Começamos a garantir que os excedentes, e não só, das nossas atuais dez lojas são doados a pessoas carenciadas”, acrescenta o documento.

A Mercadona está ainda a fazer doações à polícia e aos bombeiros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *