Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Volume de negócios a retalho sobe 8,1% em fevereiro

Por a 30 de Março de 2020 as 13:19

retalhoO índice de volume de negócios no comércio a retalho acelerou 8,1% em fevereiro em comparação com igual período de 2019, uma taxa superior em 4,1 pontos percentuais (p.p.) em relação a janeiro, segundo dados revelados esta segunda-feira pela Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Pese embora o período de referência da informação deste destaque seja anterior ao desencadear da pandemia Covid19 em Portugal, é possível que os resultados reflitam alguns comportamentos de antecipação de compras, nomeadamente de bens alimentares”, segundo o relatório do INE.

Os produtos alimentares apresentaram um crescimento homólogo de 8,6% em fevereiro, enquanto os produtos não alimentares registaram uma subida 7,7% face a igual período do ano anterior. Registou-se um aumento de 4,9 p.p. nos produtos alimentares em relação a janeiro. Já nos produtos não alimentares a subida foi de 3,4 p.p..

Quanto à variação em cadeia, o índice agregado registou uma subida de 3% em fevereiro, um aumento face aos 2,4% registados em janeiro. Os produtos alimentares, na evolução em cadeia, cresceram 3,8% em fevereiro, quando em janeiro a subida foi de 0,3%. O crescimento dos produtos alimentares abrandou em fevereiro 1,7 p.p. para 2,3%.

“Em termos nominais, o índice agregado passou de uma taxa de variação homóloga de 4,8% em janeiro para 8,0% em fevereiro. Os agrupamentos produtos alimentares e produtos não alimentares registaram crescimentos homólogos de, respetivamente, 9,3% e 7,0% (5,2% e 4,5% em janeiro, pela mesma ordem)”, de acordo com o documento do INE.

Os índices de emprego e de remunerações aumentaram, em fevereiro, respetivamente 2,9% e 4,9%, em termos homólogos.

Em comparação com janeiro, os índices de emprego e de remuneração diminuíram 0,2% e 1,1%, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *