Homepage Newsletter Produção

Covid-19: Dependência de importações de Espanha faz subir preço da carne

Por a 24 de Março de 2020 as 15:49

carne embaladaOs preços da carne de frango e de porco em Portugal subiram entre 10% a 30% nas duas últimas semanas, avança esta terça-feira o Jornal de Notícias, apontando para a dependência das importações de Espanha.

Uma vez que a produção está estagnada devido ao surto do Covid-19, e a procura é neste momento maior que a oferta, os preços “vão continuar a subir”, assegura Marianela Lourenço, secretária-geral da Associação de Comerciantes de Carne, citada pela publicação.

Neste momento já se nota “falta de carnes como o peru e só o novilho subiu menos porque vamos tendo produção”.

A secretária-geral  garante que os aumentos de preço não se tratam de especulação dos comerciantes, já que os talhos “têm tentado absorver parte dos aumentos”. Destaca ainda que, no que diz respeito à carne de porco, 60% do que Portugal consume vem de Espanha.

O Jornal de Notícias explica que a situação é idêntica no que diz respeito às categorias de frutas e legumes, cereais para ração de animais e pão, cuja maioria do abastecimento está dependente das importações.

O atual surto fez com as vendas das categorias de alimentação, detergentes e produtos de higiene e frescos registassem um aumento de 14% em hipers e supermercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *