Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona marca distância de segurança no chão das lojas e reforça reposição de produtos

Por a 16 de Março de 2020 as 12:41

MercadonaDesde esta segunda-feira que as lojas da Mercadona cumprem o horário de abertura das 9 horas até às 20 horas. No chão da secção da peixaria e na linha de caixas das lojas da cadeia estão marcados os limites de um metro, lembrando a distância de segurança a respeitar entre pessoas.

Estas medidas inserem-se no plano de segurança anunciado este domingo pela retalhista espanhola, perante o estado de alerta declarado devido ao surto Covid-19, e que está a ser comunicado aos consumidores através dos membros da equipa, por meio de cartazes, altifalantes nas lojas e redes sociais.

Quanto ao abastecimento dos espaços, a cadeia garante, em comunicado, que será “reforçada” a reposição no que diz respeito a “produtos básicos e de primeira necessidade”. 

Neste sentido, a retalhista está a aconselhar os clientes a não armazenar produtos desnecessariamente, uma vez que o “abastecimento de produtos de primeira necessidade está totalmente garantido”.

As regras temporárias surgem no seguimento da portaria nº71/2020 publicada este domingo, 15 de março, que veio restringir o acesso aos estabelecimentos comerciais e de restauração ou de bebidas. Determina, entre outras medidas, que apenas são permitidos 0,04 clientes por metro quadrado de área, o que equivale a 80 clientes numa sala de vendas de 2.000 metros quadrados.  

A Mercadona está também a recomendar aos clientes a utilização de luvas para selecionar os produtos perecíveis à disposição na loja. 

Para proteger a segurança alimentar, não está a admitir devoluções “em qualquer circunstância”, declara.

Outras das recomendações que estão a chegar aos consumidores são de que “apenas uma pessoa deve realizar as compras, evitando idas ao supermercado em família, com crianças ou em grupos”; as pessoas de grupos de risco, como os idosos ou doentes crónicos, não devem dirigir-se às lojas; os pagamentos devem ser efetuados preferencialmente com cartões; e as compras devem ser efetuadas ao longo do dia evitando aglomerados em hora de abertura.

Para os seus colaboradores, a empresa assegura que estão a ser entregues os equipamentos de higiene e prevenção necessários e que estão a ser adotados critérios específicos relativamente à saúde. “Da mesma forma, foram reforçados os processos diários de desinfeção e limpeza das nossas instalações com serviços externos”, avança a cadeia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *