Distribuição Homepage Newsletter

Máquinas de recolha de garrafas de plástico já funcionam em 23 hipermercados

Por a 16 de Março de 2020 as 9:07

recolha__garrafasDesde sábado (dia 13 de março de 2020) que já é possível encontrar as máquinas automáticas de recolha de garrafas de plástico em 23 superfícies comerciais do País.

“Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” é o mote deste projeto-piloto do Governo, financiado pelo Fundo Ambiental em quase 1,7 milhões de euros, que está a ser executado pelo consórcio liderado pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e do qual fazem parte também a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Depois de assinar o contrato com o Governo em janeiro,  o consórcio que representa a única candidatura para a implementação e gestão deste projeto-piloto aguardava o desbloqueamento da verba para avançar com a instalação.

As máquinas de recolha das garrafas retribuem o gesto com valores que vão dos dois aos cinco cêntimos por garrafa, consoante a capacidade de cada uma, que podem ser descontados em compras ou doados a instituições, através de uma opção disponível nas máquinas.

As 23 superfícies comerciais estão enumeradas no site dovelhosefaznovo.pt.

A norte, encontram-se no hipermercado Modelo Continente de Veiga Velha, em Viana do Castelo; no Pingo Doce de Cantarias, em Bragança; no Continente de Fraião (Braga); no E.Leclerc de Barcelos (também no distrito de Braga); e no Auchan do Espaço Guimarães.

No distrito do Porto as máquinas estão instaladas nos hipermercados Continente do Alameda Shopping (junto ao Estádio do Dragão) e do Centro Comercial Gaia Jardim, assim como no Intermarché de Paços de Ferreira.

Na região centro, o hipermercado Continente na Avenida da Bélgica, em Viseu, é o único neste distrito com máquina instalada; assim como o Continente do Serra Shopping, na Covilhã, no distrito de Castelo Branco; em Coimbra está disponível uma máquina no Continente do CoimbraShopping. O E.Leclerc do Entroncamento também conta com uma.

Na região de Lisboa encontram-se disponíveis no Continente da Amadora e nos hipermercados Auchan de Carnaxide e Almada.

No Alentejo, o Continente de Portalegre apresenta um destes equipamentos; em Évora encontram-se em dois estabelecimentos – um Pingo Doce e um Continente – ; os hipermercados Continente de Beja e Sines também receberam estas máquinas.

No Algarve, por último, o Auchan de Portimão é o único estabelecimento com este equipamento.

A legislação prevê a instalação destes equipamentos em espaços comerciais de retalho alimentar com mais de 2.000 metros quadrados de dimensão, uma máquina por cada área de intervenção dos 23 Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), espalhados pelo território nacional.

2 comentários

  1. Maria Apolinária Matos

    18 de Setembro de 2020 at 3:49

    Solicito que me informem a localização dos próximos pontos de entrega de garrafas de plástico, previsto para entrarem em funcionamento nos meses de Setembro /Outubro, em Lisboa

  2. Joaquim Pinto

    17 de Março de 2020 at 19:28

    Estes senhores que tenham vergonha.
    Na área metropolitana do Porto só existe MÁQUINAS DE RECOLHA DE GARRAFAS DE PLASTICO no Porto e Gaia.
    Os outros Concelhos nem vê-los.
    Falo de Matosinhos porque é onde moro e faço compras um Concelho grande e não existe nenhuma MÁQUINA DE RECOLHA DE GARRAFAS DE PLÁSTICO é lamentável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *