Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Comissão Europeia avança com pacote de 37 mil milhões de euros para mitigar efeitos do coronavírus

Por a 13 de Março de 2020 as 14:13

Ursula_von_der_LeyenA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, esta sexta-feira, que serão direcionados 37 mil milhões de euros para os estados-membros para mitigar os efeitos do coronavírus na economia.

“Este não é apenas um desafio sem precedentes para os nossos sistemas de saúde, mas também um grande choque para nossas economias”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, em conferência de imprensa, transmitida na Internet.

A presidente da Comissão Europeia salientou que espera que o impacto do coronavírus seja o “mais breve possível” e que não crie “danos perpétuos às economias” dos estados-membros.

Pretendendo aliviar as PME mais afetadas pelo impacto económico que a pandemia está a ter na União Europeia (UE) , Ursula von der Leyen destacou que, nas próximas semanas, mil milhões de euros serão redirecionados do orçamento comunitário como garantia para o Fundo Europeu de Investimento  incentivar os bancos a fornecerem liquidez às PME e às microempresas.

Entre as medidas anunciadas, há também um plano de financiamento de cerca de 8 mil milhões de euros para, pelo menos, cem mil PME e microempresas. Ursula von der Leyen também assegurou que a Comissão Europeia está a trabalhar com todos os países da UE para garantir o fluxo de bens essenciais através das fronteiras terrestres.

Para proteger os trabalhadores, a presidente da Comissão disse que esta vai ajudar os estados-membros através da promoção de programas de trabalho a curto prazo, de programas de qualificação e de requalificação. A Comissão Europeia também pretende, através do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, apoiar trabalhadores despedidos e  trabalhadores independentes, sendo disponibilizados 179 milhões de euros em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *