Data Center Homepage Newsletter

Encerramentos de empresas em Portugal recuam 26% desde início do ano

Por a 11 de Março de 2020 as 12:38

empresa_alimentar-234x300

Os encerramentos de empresas no País apresentam uma significativa descida nos primeiros dois meses do ano, de 25,8%, face ao período homólogo, de acordo com dados do Barómetro da Informa D&B.

Encerraram 2.203 empresas até final de fevereiro, numa queda que mantém a tendência ocorrida no segundo semestre de 2019.

É no distrito de Lisboa onde o número de fechos mais reduziu (-37% encerramentos face ao período homólogo), sendo esta diminuição “mais significativa” nos setores de “retalho, serviços empresariais e serviços gerais”.

No entanto, os novos processos de insolvência em Portugal aumentaram 10% nos dois primeiros meses de 2020, face ao período homólogo. Entre janeiro e fevereiro registaram-se 397 novos casos.

À semelhança dos encerramentos, as constituições de empresas também abrandaram este ano, ainda que de forma menos acentuada. Foram criadas 9.189 empresas no País até final de fevereiro, uma queda de 20,2% face ao período homólogo.

Esta quebra reflete também a tendência verificada já nos últimos três meses, após um largo período (desde 2017) em que foram batidos “sucessivos recordes” no nascimento de empresas, explica a empresa de estudos de mercado.

De acordo com o Barómetro, esta “quebra acentuada” das criações de empresas é transversal a todos os setores de atividade, com a única exceção do setor de transportes, onde nasceram mais 10,6% de empresas que no período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *