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Nestlé adere ao Pacto Europeu para os Plásticos e lança bolsa de comida para bebé de material único

Por a 6 de Março de 2020 as 14:02

Nestlé_embalagem materialA Nestlé anunciou esta sexta-feira a sua assinatura do Pacto Europeu para os Plásticos, comprometendo-se a  tornar todas as embalagens recicláveis ou reutilizáveis e reduzir o uso de plásticos virgens em um terço até 2025.

O Pacto Europeu para os Plásticos envolve um conjunto de empresas, ONGs e governos que acordaram objetivos comuns até 2025, no sentido de acelerar a transição para uma economia circular de plásticos, combatendo a dependência dos plásticos feitos de combustível fóssil não renovável.

O pacto tem também uma dimensão nacional. Em Portugal, cerca de 50 empresas ligadas à produção e distribuição, assim como outras organizações, assinaram no início de fevereiro o Pacto Português para os Plásticos.

A nível europeu, o pacto prevê, entre outras metas, a redução de embalagens e produtos plásticos virgens em pelo menos 20%; um aumento da capacidade de coleta e reciclagem na Europa de embalagens plásticas em pelo menos 25%; um aumento do uso de plásticos reciclados em embalagens para uma média de pelo menos 30%.

A Nestlé explica que neste momento “é mais barato produzir embalagens a partir de plásticos virgens do que usar plásticos reciclados para uso alimentar”, sendo este um dos principais desafios da indústria.

Para superar esta questão, a Nestlé anunciou recentemente um investimento de mais de 1,5 mil milhões de francos suíços para criar um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar, destaca a multinacional em comunicado. Além disso, lançou um fundo de embalagens sustentáveis no valor de 250 milhões de francos, com foco em startups que desenvolvem inovações em embalagens.

Ainda esta quinta-feira a multinacional anunciou o lançamento da primeira bolsa para comida de bebé produzida com apenas um tipo de material, aumentando assim a reciclabilidade deste tipo de embalagem. A nova bolsa será comercializada através de algumas marcas, como a Gerber, nos Estados Unidos, a partir de maio, ou a Piltti, na Finlândia.

“Começamos nos EUA e na Finlândia para duas variedades de produtos e pretendemos estender gradualmente o uso destas bolsas de material único aos nossos produtos de comida para bebé globalmente”, disse Thierry Philardeau, chefe da Unidade de Negócios Estratégicos de Nutrição da Nestlé.

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