Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Produção

Eurobarómetro: Agentes políticos e económicos devem fazer mais para proteger ambiente

Por a 3 de Março de 2020 as 15:07

embalagem plasticoEntre os cidadãos da União Europeia (EU) existe uma espécie de consenso no que diz respeito a preocupações ambientais. A última edição do Eurobarómetro, publicada esta terça-feira, indica que os europeus consideram que os decisores políticos e económicos devem ir mais longe na introdução de medidas de proteção em matéria ambiental.

Segundo os dados do Eurobarómetro, 94% dos europeus dizem ser importante proteger o ambiente. Os resultados quantitativos indicam que 91% dos europeus defendem que as mudanças climáticas são um sério problema enfrentado pela UE. E, neste âmbito, 83% dos cidadãos dizem ser necessária mais legislação europeia para proteção ambiental.

Os cidadãos defendem, inclusive, que as medidas de proteção ambiental deverão ser partilhadas pelas grandes companhias, pela indústria, pelos governos nacionais e pela UE, assim como pelos cidadãos dos países europeus.

“Os resultados deste inquérito não nos surpreendem”, refere o comissário europeu Virginijus Sinkevičius. “Sinto-me encorajado por ver que há um apoio às mudanças fundamentais que iremos introduzir na nossa sociedade e na nossa economia e que as pessoas querem desempenhar um papel ativo nessa mudança”, acrescenta.

O estudo avança que, em matéria ambiental, as alterações climáticas, a poluição e os resíduos são as questões consideradas mais importantes pelos cidadãos dos países pertencentes à EU.

A última vaga do Eurobarómetro indica ainda que, entre os cidadãos dos estados-membros, há um sólido apoio a medidas políticas que tenham como objetivo a redução do desperdício de plástico. Os retalhistas deverão, de acordo com a opinião pública europeia, esforçar-se para reduzir as embalagens de plástico. Defende-se ainda que as pessoas devem ser educadas no sentido de reduzirem os resíduos de plástico.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *