FMCG Homepage Newsletter

Dez marcas do grande consumo processadas por iludir consumidores em relação à reciclagem de plástico

Por a 2 de Março de 2020 as 17:28

coca_cola_pepsiDez multinacionais do grande consumo, entre elas a Coca-Cola, a Pepsi e a Nestlé, estão a ser processadas por um grupo ambiental, sediado na Califórnia, acusadas de iludir os consumidores em relação à reciclagem das embalagens de plástico.

O Earth Island Institute entrou com a ação na passada quarta-feira, em San Mateo County (Califórnia, EUA), explica o The Guardian. O processo elenca dez companhias: Coca-Cola, Pepsi, Nestlé, Clorox, Crystal Geyser, Mars, Danone, Mondelēz International, Colgate-Palmolive e Procter & Gamble, que o instituto diz serem responsáveis pela maioria dos plásticos recolhidos em ações de limpeza de praias, realizadas durante o último ano e que envolveram 72 mil voluntários a colaborar com o grupo Break Free From Plastic.

Estas empresas “sabem muito bem que estas embalagens não estão a ser recicladas. Ainda assim, indicam nos rótulos que são recicláveis fazendo os consumidores acreditarem que estão a ter cuidado neste sentido”, disse David Phillips, diretor executivo do Earth Island Institute, citado pelo jornal britânico. “Este é o primeiro processo instaurado diretamente contra as grandes poluidoras de plástico”, destaca.

No processo consta que os consumidores são levados através de campanhas de marketing e outro tipo de comunicação a acreditar que o problema dos plásticos terminaria se todos fossem reciclados adequadamente quando, na verdade, não há mercado para a maioria.

David Phillips aponta para um recente colapso do mercado de reciclagem, o que deve ter reduzido a proporção do plástico que é reciclado dos 10% para os 5%, atualmente.

O instituto argumenta que as empresas que vendem garrafas e embalagens de plástico que acabam nos oceanos devem ser responsabilizadas pelo mesmo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *