Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Fnac Darty aumenta vendas em 3% para 7,3 mil milhões de euros em 2019

Por a 28 de Fevereiro de 2020 as 15:05

FNACO grupo Fnac Darty fechou o ano de 2019 com um volume de negócios de 7.349 milhões de euros, um crescimento de 3% face ao ano transato e de 0,7% em termos comparáveis, segundo o relatório de contas divulgado esta semana.

Na Península Ibérica, as vendas da empresa atingiram os 722 milhões de euros, um incremento de 2,7% (1% em dados comparáveis)

O EBITDA do grupo francês (não considerando norma IFRS 16) totalizou os 395 milhões de euros, o que traduz uma redução de 12 milhões de euros face aos 407 milhões de euros registados em 2018.

O resultado operacional do grupo atingiu os 293 milhões de euros, mostrando assim uma queda de 3,6% face ao período homólogo anterior. A empresa ressalva a contribuição do investimento de 20 milhões de euros, durante 2019, na aquisição de novas empresas, como a PC Clinic, em maio, e a Nature & Découvertes, em agosto.

A companhia expressa ainda um impacto negativo nas vendas por parte das manifestações sociais que ocorreram em França, em vários períodos do ano. Só em dezembro, a retalhista estima que as perdas tenham rondado os 70 milhões de euros, em vendas, devido aos movimentos sociais.

Em Portugal, por sua vez, “o impulso das vendas permaneceu sólido ao longo do ano, destacando-se o desempenho dos serviços que apresenta um crescimento na ordem dos dois dígitos”, explica a retalhista, em comunicado. O relatório de contas mostra que, em Espanha, os serviços registam um decréscimo.

As vendas online nos dois mercados ibéricos, em conjunto, registaram um crescimento “de dois dígitos”, explica a insígnia sem, no entanto, indicar valores.

O resultado operacional na ibéria fixou-se em 25 milhões de euros, o que compara com os 25,4 milhões alcançados em 2018.

“Os resultados do mercado ibérico beneficiaram do crescimento dos produtos técnicos, impulsionado principalmente pela crescente procura na área do som e telecomunicações, e pela resiliência dos livros”, dá conta.

No último ano, a Fnac inaugurou quatro novas lojas em Portugal e ouras quatro em Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *