Distribuição Homepage Newsletter

Metro chega a acordo para venda da cadeia de supermercados Real

Por a 21 de Fevereiro de 2020 as 18:33

real_metro groupO grupo Metro chegou finalmente a acordo para venda da cadeia de supermercados Real. A insígnia fica nas mãos do SCP Group e a alienação representa um encaixe de 300 milhões de euros, anunciou a companhia alemã em comunicado.

O acordo envolve as 276 lojas Real, o negócio digital – incluindo o marketplace real.de -, assim como 80 propriedades e todas as empresas afiliadas.

Apesar da venda ter ficados nos 300 milhões, o grupo afirma que a transação valoriza o Real num valor corporativo de mil milhões de euros. Segundo a Reuters, a Real tem enfrentado um contexto de mercado difícil perante concorrentes como a Aldi ou o Lidl. A cadeia regista vendas anuais acima de sete mil milhões de euros.

“No caminho do grupo Metro para se tornar uma empresa puramente grossista, o desinvestimento na cadeia real representa a última transação de peso depois da venda da Galeria Kaufhof e da fusão das cadeias Media Markt e Saturn [sob alçada da empresa Ceconomy]. Agora, o grupo Metro pode focar-se plenamente no seu negócio principal”, declara Olaf Koch, CEO do grupo Metro.

Apenas 50 lojas mantêm marca Real

No termos do negócio, que aguarda ainda a aprovação das autoridades competentes, apenas 50 lojas continuarão a operar sob a marca Real, e durante 24 meses, pelo menos, explica o dono das lojas Macro. “O novo dono irá analisar as opções para cada localização”.

É esperado o encerramento de trinta espaços e “a maioria das lojas deve ser vendida a retalhistas alemães, em separadas transações (…) ou divididas em partes para usos alternativos”, explica o grupo Metro. O SCP Group planeia ainda revender o negócios digital da Real.

Na apresentação de contas do ano fiscal de 2018/19, o grupo Metro reportou um aumento de de 2,4% das vendas, em termos like for like, registando o “maior crescimento no negócios de comércio grossista da última década”, de acordo com o comunicado dos resultados publicado na passada sexta-feira. A companhia alemã atingiu um volume de negócios de 29,9 mil milhões de euros e u EBITDA de 1.173 milhões.

A operadora imobiliária Redos foi apontada em outubro como a potencial compradora dos supermercados do grupo Metro, tendo inclusivamente notificado as autoridades da intenção de compra.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *