Homepage Newsletter Produção

Diageo multada em cinco milhões de dólares por induzir investidores em erro

Por a 20 de Fevereiro de 2020 as 18:24

diageoA Diageo foi multada em cinco milhões de dólares pelo regulador do mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos por “induzir em erro” os  investidores, ocultando informações sobre vendas a distribuidores.

A Securities and Exchange Commission (SEC) explicou esta quarta-feira que o braço norte-americano da dona de marcas como Guinness, Smirnoff ou Johnnie Walker levou distribuidores a aceitarem um excedente de inventário para conseguir alcançar os resultados almejados, explica o Financial Times. Os produtos em questão dizem respeito a novas linhas de produtos.

O regulador acusa a Diageo e respetiva unidade norte-americana – “a mais lucrativa do grupo” -, de ter comunicado um “crescimento por meio das vendas líquidas orgânicas”, quando os resultados foram alcançados “principalmente por meio do overshipping de produtos desnecessários”.

Desta forma, a SEC considera que a empresa violou a lei ao não disponibilizar informações “chave” para os acionistas. O que aconteceu em relação aos resultados dos anos fiscais de 2014 e 2015. Nas suas métricas, a empresa não teve em conta que os distribuidores poderiam vir a reduzir os pedidos para compensar o excesso de stock, explica o título financeiro.

A Diageo propôs o pagamento de cinco milhões de dólares, sem admitir ou desmentir as acusações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *