Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Azeitona para azeite atinge a maior produção desde 1941

Por a 19 de Fevereiro de 2020 as 12:46

azeitonasA produção de azeitona para azeite poderá ter atingido um valor recorde desde 1941, tendo sido produzidas 943 mil toneladas em 2019, segundo as Previsões Agrícolas reveladas esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O gabinete de estatística informa que os “rendimentos em azeite também deverão aumentar”, antevendo-se “um balanço muito positivo para esta campanha oleícola”

Terminada a campanha, ressaltam comportamentos distintos nas regiões com maior expressão na produção de azeitona para azeite. No Alentejo, região que nos últimos cinco anos foi responsável por mais de 70% da produção nacional, “a carga de frutos dos olivais intensivos e superintensivos foi superior à da campanha anterior e manteve-se em bom estado sanitário até à colheita”.

Em sentido contrário esteve a região de Trás-os-Montes, representativa de 15% da produção de azeitona para azeite no último quinquénio, onde “uma percentagem significativa dos frutos não foi colhida por terem sido derrubados pelos ventos fortes que fustigaram a região aquando da passagem das tempestades Elsa e Fabi”.

“Globalmente, e tendo também em consideração a entrada em produção ou em plena produção dos novos olivais, estima-se um aumento de 30% na produção de azeitona para azeite face à campanha de 2018”, indica o INE. A produção, em 2018, chegou às 725 mil toneladas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *