Mail Boxes Etc. não cumpre plano de expansão previsto para Portugal (atualizada)
A operadora de centros de serviço e gestão de comércio eletrónico Mail Boxes Etc. (MBE) não cumpriu com o plano de expansão em território nacional. A empresa previa em 2016 inaugurar 15 centros de serviços no País em três anos. Tem atualmente quatro, dois na região de Lisboa e dois no Porto, segundo apurou o Hipersuper.*
Ainda assim, a empresa “mantém a meta de abrir 15 centros de serviços, em regime de franquia”, declara Dalila García, retail network development Manager da MBE e responsável pela expansão em Portugal, ao Hipersuper, sem indicar qual em que horizonte temporal. A operadora chegou ao País em 2015.
Fundada em 1980, em San Diego, Califórnia, a MBE adquiriu em 2017 as companhias norte-americanas Alphagraphics e a PostNet, que apresentam um âmbito de atuação semelhante.
Através da sua rede, a MBE garante um serviço de outsourcing para expedição de encomendas, atuando junto de pequenas e médias empresas ligadas ao e-commerce. Os centros de serviços da empresa são detidos e administrados por empresários franqueados.
As aquisições em 2017 permitiram aumentar a rede global da MBE para 2.540 centros em 47 países, explica em comunicado. A três operadoras geraram vendas anuais combinadas de aproximadamente 861 milhões de euros, segundo dados do exercício de 2018 facultados pela MBE.
O serviço da empresa abrange as várias questões operacionais, como recolha, armazenamento, embalamento profissional dos produtos, gestão da documentação necessária e entrega ao cliente. Oferecer ainda inventário de materiais de stock, gestão das devoluções e relatórios de atualização, explica em comunicado.
*Notícia atualizada no dia 19 de fevereiro às 17h30 com as declarações de Dalila García.