Distribuição Homepage Newsletter

Grupo DIA nomeia novo presidente executivo para o Brasil

Por a 18 de Fevereiro de 2020 as 17:28

grupo DIAO grupo Dia nomeou Marcelo Maia para o cargo de presidente executivo no Brasil, substituindo o croata Marin Dokozic.

De acordo com a imprensa internacional, incorporação de Marcelo Maia  representa uma mudança para aumentar a credibilidade junto dos fornecedores, já que o novo presidente tem como objetivo aumentar as margens das vendas do grupo espanhol no mercado brasileiro, através de um reforço do sortido de marca própria.

O novo presidente bebe da experiência no comércio brasileiro. Assumia até aqui a direção da cadeia brasileira de eletrónica e mobiliário Magazine Luiza e é sócio da lojas Maia.

No último ano, as arcas próprias representavam 30% dos produtos vendidos nas lojas do grupo DIA no Brasil, uma proporção que a empresa quer aumentar até 50%.

Marin Dokozic estava há um ano nos comandos da filial brasileira, tendo encerrado, entre janeiro e setembro, um centro de distribuição e 313 lojas, a maioria franquias, naquele país.

Esta é a segunda alteração na liderança do grupo DIA em menos de uma semana. A última foi a nomeação de Ricardo Álvarez, ex-diretor executivo de operações do Lidl nos Estados Unidos, como diretor-geral da empresa para Espanha.

A nível global (o gruo opera em Portugal, Espanha, Argentina e Brasil), as vendas líquidas do DIA sofreram uma quebra de 7,4%, nos primeiros nove meses de 2019, face ao período homólogo, para 5,08 mil milhões de euros.

Depois de escapar à falência durante o último ano, o grupo está a concretizar um processo de excisão de operações (hive down), através do qual pretende transferir as participações das várias filiais internacionais para sociedades luxemburguesas, as quais, por sua vez, serão integralmente participadas pelo grupo DIA, de forma direta ou indireta. A execução deste processo vai estender-se ao longo deste ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *