Homepage Newsletter Ponto de Venda

Portal da Queixa alerta para aumento “exponencial” de alegadas burlas através do MB Way

Por a 13 de Fevereiro de 2020 as 13:12

MB WayAs queixas apresentadas no Portal da Queixa relativas a burlas através do sistema de pagamento MB Way aumentaram 75% em 2019, totalizando as 102 (41 em 2018).

Só no mês de janeiro deste ano, a plataforma recebeu já 86 reclamações sobre o sistema digital móvel que substitui vários serviços da rede Multibanco.

Os utilizadores de plataformas de venda de particular a particular, como o OLX e Custo Justo, são os principais alvos dos esquemas de burla, alerta o Portal da Queixa.

A plataforma explica, em comunicado, que o processo mais comum passa pelo desconhecimento do funcionamento da aplicação de pagamento, por parte da vítima, que acaba por ser impingida a dirigir-se a uma caixa Multibanco e fornecer os dados do seu cartão de débito, assim como o número de telefone e o código de acesso, garantindo pleno acesso à sua conta bancária.

“Verificámos um aumento exponencial de reclamações por burla através do sistema MB Way nos últimos seis meses, pelo qual sentimos o dever de alertar os consumidores”, explica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

A PSP, a GNR e a Polícia Judiciária já alertaram para o perigo e a existência de burlas através desta aplicação. No entanto, nenhum órgão do estado de supervisão, como o Banco de Portugal, ou de apoio ao consumidor, como a Direção Geral do Consumidor, veio a público alertar os consumidores para este fenómeno, lembra o portal.

A SIBS, entidade gestora da Rede Multibanco, “tem mantido contacto direto e de proximidade com todos os utilizadores do Portal da Queixa, refletido pela taxa de resposta de 98% e do Índice de Satisfação de 78,5%”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *