Data Center Homepage Newsletter

Insolvências em Portugal voltam a aumentar após sete anos a decrescer

Por a 12 de Fevereiro de 2020 as 17:17

processo_insolvenciasO barómetro da Informa D&B, relativo a janeiro de 2020, indica que as novas insolvências em Portugal aumentaram 18,6% face ao período homólogo. Por outro lado, aponta uma redução “muito acentuada em todos os setores” dos encerramentos. No primeiro mês de 2020, encerraram menos 43,2% de empresas em Portugal do que no período homólogo.

No que respeita às novas insolvências, “desde 2013 que este indicador registava uma tendência contínua de diminuição”, que começou a inverter-se no ano transato, observa a empresa de análises de mercado no seu mais recente relatório.  Também a Crédito y Caución já veio alertar para o aumento dos casos de insolvência no mês de janeiro.

O setor das Indústrias é o que apresenta o maior número de casos (52) de novas insolvências em janeiro, apesar de uma reduzida subida (+2%). Por outro lado, Serviços empresariais, assim como Agricultura e outros recursos naturais, são os únicos setores que não registam aumentos nas insolvências. 

Lisboa, Setúbal e Aveiro registam um crescimento nas novas insolvências. Já Porto e Faro destacam-se por apresentarem menos insolvência que em janeiro de 2019.

Quanto às novas empresas, a Informa D&B estima que tenham sido criadas 5.174 no mês de janeiro de 2020, o que representa um recuo de 21% face ao mesmo período de 2019. Ressalve-se que janeiro do último ano foi o mês com mais surgimentos nos últimos dez anos.

A quebra na constituição de empresas é transversal a todos os setores de atividade, com exceção dos transportes, onde nasceram mais 17,3% de empresas que em janeiro de 2019.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *