Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Olá derruba Delta no topo do ranking das marcas com reputação de excelência

Por a 11 de Fevereiro de 2020 as 12:38

Promotor Olá na Sua FestaA marca de gelados Olá ultrapassou este ano a Delta na liderança do ranking das marcas com reputação de excelência em Portugal. A marca de cafés do grupo Nabeiro estava há dois anos consecutivos no primeiro lugar do estudo Global RepScore, realizado pela OnStrategy, que avalia o posicionamento e os níveis de reputação emocional e racional de mais de 2700 marcas a operar no País.

A Nestlé mantém-se na terceira posição da lista, seguida da Lego – que subiu da décima para a quarta posição. O top dez fica completo com a Google (5ª), Disney (6ª) – ambas representam uma entrada neste top -, Luso (que subiu dois lugares para a sétima posição), Sumol Compal (8ª), Compal (9ª) e Danone (10ª) – as três não estavam também entre as dez primeiras no ano passado.

O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal. A Mimosa tem a melhor reputação, entre os portugueses, no que diz respeito à categoria de bens alimentares e a Super Bock é a marca melhor posicionada na área de bebidas alcoólicas.

Por sua vez, a L’Oréal é a marca de bens de grande consumo com melhor colocação na lista e a Royal Canin lidera no segmento de veterinária. Já a McDonnald’s foi considerada pelos portugueses, pelo segundo ano consecutivo, a marca com melhor pontuação, no que diz respeito à restauração.

“Apesar de o ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos três marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos)”, comenta a OnStrategy em comunicado.

Ainda assim, “este conjunto de marcas não chega a representar 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”, considera Pedro Tavares, Partner e CEO da consultora responsável pelo estudo.

Analisando o ranking completo, são os setores alimentares, tecnologia e soluções para crianças que registam maiores indicadores reputacionais. Por outro lado, os setores “mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação”, conclui a consultora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *