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Gateway: líder de mercado no fabrico, comercialização e instalação de soluções antifurto

Por a 11 de Fevereiro de 2020 as 16:01

Por muito que evoluam tecnologias e processos, para a Gateway há um elemento que se mantém inalterado ao longo de todos estes anos: O compromisso com a redução das quebras no retalho e a constante inovação. Vejamos algumas das novidades que lhe permitem manter-se líder de mercado e que pautaram o desenvolvimento em 2019.

Presente em Portugal desde 2000, a Gateway é uma empresa internacional cujas raízes datam a 1984 e que se mantém deste então fiel aos seus princípios e compromissos: fabricar, comercializar e instalar soluções antifurto que permitam reduzir as quebras no setor do retalho, desenvolvendo ao mesmo tempo produtos mais competitivos e à medida dos vários segmentos do mercado.

E que segmentos de mercado são esses? Os clientes da Gateway podem ser desde retalhistas globais até pequenas lojas locais que reconhecem e confirmam o valor da marca – e suportado por equipas técnicas qualificadas e especializadas em todos os seus produtos e serviços.

Oferecendo uma vasta gama de soluções, a Gateway teve neste último ano uma série de lançamentos e apostas estratégicas que lhe permitiram não só reforçar a sua missão, como também dar uma resposta cada vez mais rápida e especializada às necessidades específicas dos seus clientes. Vejamos de seguida alguns exemplos.

gunnebo-safepay_img_5904-49411_hikvision-camera-hd-png-downloadretail-products-header-1Smartgate RF Ace_1

 

Atenção redobrada na caixa com SafePay

Sendo o local onde o dinheiro é movimentado e armazenado, a zona da caixa é uma das mais sensíveis nos espaços de retalho e que deve por isso merecer uma atenção especial. Ciente das necessidades que este espaço envolve, a Gateway desenvolveu o sistema SafePay – uma inovadora solução de gestão de numerário – Cash Management que tem vindo a conquistar um interesse cada vez maior pelas vantagens que oferece. De facto, conta atualmente com mais de 10 mil instalações no mercado europeu, sendo uma solução líder no velho continente e com créditos firmados em espaços das mais diferentes naturezas desde estações de serviço a farmácias, passando por supermercados e outros tipos de negócios.

Na prática, o sistema inclui um o reciclador de notas e moedas (front office) onde é colocado o valor em numerário (moedas ou notas) e recolhido o troco por parte dos clientes, bem como uma unidade de depósito seguro (normalmente instalada no backoffice), preparada para receber as cassetes onde o numerário fica guardado – e que permite o armazenamento seguro de todo o numerário. Exemplo das vantagens desta solução, ficaram evidentes numa tentativa recente de assalto falhada, numa farmácia de lisboa.

A solução SafePay representa assim um verdadeiro circuito fechado, não permitindo a interação dos colaboradores com os valores – um aspeto que aumenta a segurança, reduz os tempos de operação e elimina por completo os erros de contagem e recontagem de caixa. O numerário é posteriormente recolhido pelas empresas de transporte de valor com toda a facilidade e segurança, e o retalhista ganha tranquilidade ao deter total controlo. Por exemplo, através do software de Cash Control consegue monitorizar todas as operações, levando assim a uma maior eficiência e rentabilidade.

Antenas SmartGate para segurança inteligente

A tecnologia de radiofrequência (RF) é utilizada há muitos anos para combater o furto nas lojas, revelando-se a solução ideal para os retalhistas de sectores como o da moda, bem como para as department stores e a grande distribuição.

As antenas SmartGate Ace representam um excelente exemplo das capacidades desta solução, sendo concebidas com base numa tecnologia inovadora que permite aumentar os níveis de segurança, distância de deteção e possibilitar a integração com outros sistemas digitais. Entre outras particularidades, a antena pode funcionar como Mono antena RF com capacidade de deteção de 360º e apresentam hoje um design apelativo com perfis de alumínio reforçado, contribuindo para uma segurança adicional da estrutura e para a redução da pegada necessária à sua instalação, reduzindo-se a área necessária à sua instalação (não sendo necessária a instalação dos protetores de antenas)

Controlo remoto EAS: tão longe, mas tão perto

O espaço do retalho é por natureza dinâmico e que deve por isso facilitar a movimentação, não só para receber os clientes que entram e saem a cada minuto, mas também para quem lá trabalha diariamente e tem de repor produtos e equipamentos. Tudo isto deve funcionar da melhor forma, sem incidentes nem sobressaltos – só assim é possível garantir que a loja oferece a melhor experiência de compra possível a quem a visita, e com a menor risco possível para o retalhista.

Nesse sentido, urge adotar estratégias antifurto que se façam suportar em tecnologias avançadas e inteligentes. Além das antenas físicas RF que marcam presencialmente qualquer ocorrência que possa acontecer, e a tempo de alertar um possível furto, as nossas soluções de controlo remoto EAS, permitem fornecer dados sobre o funcionamento dos sistemas, e também ajudar a facilitar os processos, intervenções técnicas e assim reduzir os custos, através do software analítico de registo detalhado de alarmes.

Entre outras vantagens, estas soluções ajudam a reduzir as perdas ao contribuírem para uma correta utilização dos equipamentos, minimizando o tempo de inatividade através da monitorização de horários em que as antenas estão ligadas ou desligadas. Também facultam monitorização em tempo real, permitindo não só fazer um acompanhamento dos disparos das antenas nas lojas em tempo real, como também consultar a quantidade de desativações e o registo da quantidade de alarmes por antena, com possíveis alertas segundo a parametrização definida pelo cliente. Por fim, mas não menos importante: Disponibilizam métricas detalhadas, ou seja, as informações produzidas podem ser dissecadas por loja, zona ou toda a rede para comparação de métricas de desempenho, podendo esses dados ser exportáveis nos mais variados formatos, fornecendo assim um suporte às decisões.

A proteção das lojas com sistemas antifurto EAS revela-se uma necessidade eminente não só pela eficácia, mas também pela redundância que deve sempre pautar as estratégias antifurto em loja, permitindo acionar alarmes e ao mesmo tempo atuar como elementos dissuasores – e sempre com a capacidade gestão remota.

Soluções inteligentes de contagem de pessoas

A contagem de pessoas que se encontram em determinado momento na loja pode naturalmente ajudar os retalhistas a otimizarem as suas estratégias e maximizarem as taxas de conversão – e consequentemente as receitas. No entanto, esta contagem de clientes ao longo do tempo não é uma tarefa fácil, particularmente porque as tecnologias mais antigas nem sempre conseguem responder assertivamente às necessidades.

Felizmente, a tecnologia evoluiu e também nesta área em específico permite hoje ultrapassar problemas que antes se verificavam complicados de resolver – isto porque no passado o retalho tentava contar as pessoas em loja recorrendo a câmaras com uma única objetiva (sem perspetiva 3D), o que confundia pessoas com objetos, dava origem a contagens incorretas e a informações enganadoras sobre quantas pessoas visitavam de facto a loja, e até qual o seu trajeto dentro da mesma.

Esta passagem de sistemas antigos para verdadeiras soluções 3D com dashboards de gestão e análise de dados vem dar aos retalhistas a capacidade de poderem contar de forma precisa o número de pessoas que entram nas lojas e assim otimizar o ambiente de loja e garantir melhores índices de retenção de clientes.

CCTV com inteligência artificial

Outra novidade recente particularmente importante na área dos sistemas de videovigilância em circuito fechado de televisão é novo sistema de videoporteiros IP de segunda geração da Hikvision, com soluções flexíveis que se adaptam aos mais exigentes cenários e necessidades e que integram os dispositivos debaixo do conceito da Internet das coisas (IoT).

Além da inovadora conceção de hardware, composta por uma placa modular colocada na porta e por um monitor interior, o software que acompanha estas soluções é também ele uma evidente mais valia para reforço da segurança de espaços comerciais. Por exemplo, a câmara olho de peixe da placa exterior oferece uma imagem de alta definição de 2 MP e um ângulo de 180 graus e, graças às tecnologias WDR e de visão noturna, garantem uma incrível nitidez e uma imagem rica em qualidade e em detalhes. Também os monitores de interior – premiados com o RedDot Award – são reconhecidos não só pela design e elegância, mas também pela excelente experiência interativa que disponibilizam graças à sua interface simples e intuitiva, que é também altamente funcional. Não menos importante, esta solução videoporteiro destaca-se pela sua facilidade de instalação, configuração e utilização, podendo ser totalmente controlada remotamente através da versátil aplicação Hik-Connect.

E porque a Gateway se assume como um prestador de soluções de videoporteiro IP totalmente integradas, existem uma convergência total nas suas soluções de segurança. Neste caso, isto significa também convergência nativa com sistemas de CCTV – ou seja, quando alguém chega à porta a câmara é automaticamente ativada com a colocação do cartão de acesso (por exemplo), e as câmaras gravam imagens e vídeos no NVR / DVR do sistema. Os utilizadores podem assim controlar facilmente o acesso ao edifício, a vivendas e zonas sensíveis como elevadores, garantindo uma superior proteção contra intrusões não desejadas. A Gateway prova assim que segurança, inovação e inteligência artificial podem andar de mãos dadas.

RFID, a mudança do paradigma

A gestão e experiência de loja têm vindo a alterar-se à medida que os sistemas de RFID são cada vez mais requisitados. Instalações de sistemas anti-furto RFID, com antenas de teto e de chão permitem performances melhoradas em todos os aspetos. Este sistema invisível (na sua vertente de antena de chão) é capaz de combinar as funções logísticas do RFID com as de anti-roubo do tradicional EAS, garantindo a segurança discreta dos espaços. Capaz de detetar etiquetas adesivas e rígidas facilmente ocultáveis, através de mais de 350 cm, é uma solução altamente eficaz.

A maior vantagem deste sistema RFID passa pela capacidade de não só gerar alarme em caso de furto, mas também de identificar especificamente, via software, qual o produto em questão que está a ser furtado. Pelo facto de o controlador da antena estar ligado em rede, permite que as assistências técnicas possam ser feitas remotamente, com maior eficácia e rapidez.

Cada vez mais procurado pelos retalhistas de vários sectores de mercado, a Gateway tem efetuado parcerias através desta solução e tem planos de expansão com a entrada em 2020. Adaptável a um vasto conjunto de artigos a proteger, reúne inúmeras vantagens, entre elas a disponibilização do staff das lojas para um atendimento mais personalizado.

Source Tagging (Etiquetagem na Origem)

O projeto “Etiquetagem na Origem” consiste basicamente na integração de um elemento de segurança (etiqueta EAS RF – radiofrequência) durante o processo de fabrico ou embalamento de um produto, o que permite que o artigo chegue à loja devidamente protegido contra o furto e, portanto, pronto a ser colocado no linear para venda.

Este é um projeto que pode ser aplicado a uma vasta gama de produtos, desde o têxtil e calçado até às bebidas, produtos de higiene, cosmética e muitos outros artigos que podemos encontrar nas prateleiras dos supermercados, originando assim grandes reduções de tempo e furtos.

A Gateway detém várias parcerias no que toca à implementação de projetos de etiquetagem na origem, sendo que a proteção dos artigos por esta via pressupõe projetos estudados e desenvolvidos à medida. Tendo em conta a especificidade de cada artigo, a sua proteção tem de ser definida caso a caso.

Links úteis para:
Solução Safepay 
RFID
RFID

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